A largura mínima das saídas é determinada pela fórmula N = P/C, onde N é o número de unidades de passagem (arredondado para número inteiro imediatamente superior, caso necessário), P é a população estimada e C é a capacidade da unidade de passagem (ou seja, a quantidade de pessoas que passa pela unidade em 1 minuto), ...
A porta corta fogo, comum em condomínios e prédios, é um item substancial de proteção, pois possui a capacidade de deter o fogo e o calor, em caso de incêndios em edifícios. A porta corta fogo foi pensada para impedir a propagação das chamas para outros andares e facilitar a fuga de pessoas.
Pode ser instalado mola hidráulica para porta corta fogo, onde haja corrente de ar, impedindo o fechamento da folha ou quando a folha (mesmo com a manutenção das dobradiças), batem muito forte devido a ventos nos corredores.
Para instalação da porta corta fogo instalação, os batentes deverão ser colocados com 03 grapas de cada lado, bem fixos na alvenaria e no prumo para poder dar bom fechamento das folhas.
Escadas Enclausuradas Protegidas (EP) Esse tipo de escadas é comumente utilizado em edificações residenciais e comerciais com altura entre 12 e 30 metros. Nessa tipologia, os lances da escada são protegidos por paredes resistentes a, no mínimo, 2 horas de fogo contínuo.
O sistema de pressurização de escadas é composto por ventiladores com motor elétrico, que são montados em um local isolado e onde o ar externo pode ser captado por venezianas equipadas com filtros metálicos classe G1 (ABNT) com a finalidade de reter partículas grossas como poeiras.
A pressurização é mantida por meio de dispositivos, sensores de pressão e válvulas reguladoras. Conforme a aeronave vai subindo, mais pressão é necessária para que a atmosfera dentro da cabine seja mantida o mais similar possível com as condições encontradas no solo.
O pressurizador só será ligado quando toda a pressão do tanque acabar. Quando o pressurizador tem fluxostato o papel do tanque de pressão, ao sinal de qualquer torneira aberta, ele entra em ação, aumentando o fluxo de água na tubulação. Esse processo se repete quando o nível de ar no tanque retorne para o inicial.
“A bomba d'água só deve ser selecionada e adquirida depois que o sistema de bombeamento for dimensionado, definido e calculado conforme as necessidades da edificação”, alerta. De acordo com Niero, o sistema de bombeamento de recalque é o mais comum nos prédios, utilizado para bombear água limpa para o alto do edifício.
Os vasos de expansão são dispositivos que têm a função de compensar o aumento de volume da água provocado pela subida da temperatura, quer nas instalações de aquecimento, quer nas de produção de água quente sanitária.
A bomba leva a água do reservatório inferior para um tanque de pressão. Entre a bomba e o tanque de pressão, encontra-se um injetor de ar que, hidraulicamente, puxa o ar durante o funcionamento da bomba e o leva para o interior do tanque.
Há duas formas de captação: superficial e subterrânea. A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.
Quando se fala em classificação de reservatórios de água quanto ao material, podemos citar diversos tipos de materiais, como:
Como ter seu próprio Sistema de Captação de Água da chuva?
Seguem algumas dicas se você coleta água desta forma:
A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada. Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas (folhas, etc.)