Um hexágono é um polígono regular de 6 lados. Podemos dividir esse polígono em 6 triângulos idênticos. Assim, para determinar a área desse hexágono, basta determinar a área de um dos triângulos e, em seguida, multiplicar o resultado por 6.
d) A área do hexágono é igual a 6 vezes a área de um triângulo equilátero. Portanto: A = 24√3 cm².
Hexágono é um polígono que possui seis lados delimitados por segmentados de reta. Essa figura plana é formada pela junção de seis triângulos equiláteros. Quando o hexágono é regular todos os lados possuem a mesma medida e seus ângulos internos são de 120º.
Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.
A área do polígono regular, figura que possui lados e ângulos congruentes, é obtida pelo produto de seu semiperímetro por seu apótema.
O octógono regular possui todos os ângulos internos iguais a 135° e todos os ângulos externos iguais a 45°. Veja como são feitos os cálculos das medidas dos ângulos do octógono: Ângulo externo.
Com pouco mais de 9 metros de diâmetro e quase 60m² de área de luta, o octógono (clique na foto acima para ampliá-la) tem espaço útil de combate maior do que um ringue, um quadrado com no máximo 7 metros de lado e 49m² de área útil (foto abaixo).
"O" é o centro. FOC é um triângulo isósceles direito com base "a", de modo que OC e OF têm comprimento a/raiz(2) pelo teorema de Pitágoras. Assim, altura = a/raiz(2). Portanto, o volume de um octaedro regular é 2 x (a²) x a/raiz(2) / 3 = a³ x raiz(2)/3.
Definição de Polígono:
Obtendo o Octógono O que precisamos fazer é definir onde teremos que cortar para que o quadrado resulte num octógono. Para conseguirmos as marcas, basta pegarmos o lado fechado da base quadrada e levarmos o lado direito até o vinco central vertical. Repetimos o mesmo com o lado esquerdo.
Utilizando-nos da técnica aprendida no artigo “Retas perpendiculares que se cruzam num ponto dado” tracemos uma perpendicular à reta AB que passe pelo ponto C. Pegamos o compasso e, com um raio maior que BC, com centro em A e B, fazemos dois arcos acima da circunferência que ao se interceptarem definirão o ponto D.
De um vértice qualquer saem n - 3 diagonais, sendo n a quantidade de lados. Observe a figura abaixo.
O retângulo possui quatro lados, quatro vértices, quatro ângulos internos, e é possível traçar duas diagonais. A, B, C e D são os vértices do retângulo.
Caracteriza-se por possuir seis faces triangulares, uma base hexagonal, doze arestas e 7 vértices. · Pirâmide de base Octogonal: Caracteriza-se por ter oito faces triangulares e uma base octogonal. Também possui dezesseis arestas e nove vértices.
Um pirâmide de base octogonal é constituída de uma face octogonal mais 8 faces triangulares, ou seja, tem 9 faces. ... Também há mais 8 arestas provindas da base octogonal, portanto há 16 arestas ao todo.
Este sólido geométrico denomina-se pirâmide triangular porque a sua base é um triângulo. Tem 4 vértices, 6 arestas, 4 faces e 1 base. Chamamos pirâmide quadrangular a este sólido pois tem um quadrado na sua base.