Baixe o MinGW acessando SourceForge, clique depois em Installer e em seguida clique em mingw-get-setup.exe, espere o download finalizar, e execute o aplicativo. Será mostrado uma tela inicial mostrando informações do Projeto.
Instalando o Mingw
Abra o Menu Iniciar, digite “mingw” e clique em Run terminal. Uma janela do Prompt de Comando reconfigurada pelo MinGW se abrirá. Digite o comando abaixo e aperte Enter para mudar de diretório. Digite o comando abaixo e aperte Enter para criar um arquivo chamado teste.
Baixe o setup.exe e execute-o. Escolha Install from Internet , para o instalador baixar os pacotes e já instalá-los. Deixe sempre as opções padrão já selecionadas, não mude: C:\cygwin , All Users , UNIX . Faça a instalação mínima primeiro, apertando “Avançar” na tela da escolha de pacotes, SEM SELECIONAR NADA.
Vamos instalar o Cygwin. Baixe a versão que corresponde à arquitetura do seu computador: 64 bits ou 32 bits. Durante a instalação do Cygwin, na tela de escolha de pacotes, procure pelo grupo “devel”, expanda-o e procure por “gcc-core”. Marque a opção do compilador C.
GCC no Windows Se você precisar/quiser usar o gcc pela linha de comando, será necessário adicionar o diretório no qual ele foi instalado ao caminho de busca de executáveis. Isto é, o diretório bin dentro de onde foi instalado o Dev-C++ ou o MinGW. Geralmente, isso será ou C:\Dev-Cpp\bin ou C:\MinGW\bin .
Se o gcc não estiver instalado, muitas vezes você verá uma mensagem com uma nota "como instalá-lo", completa com o comando do gerenciador de pacotes. Você pode usar o "locate gcc" para encontrar todos os nomes de arquivos com o gcc.
Aperta CTRL + SHIFT + X no Visual Studio para Abrir as extensões e instale o C/C++ da Microsoft (para autocompletar os codigos) e o Code Runner (para Executar).
Compilando C, no Windows Para poder compilar em C, no Windows, usaremos uma ferramenta de código aberto chamada MinGW (caso deseje testar, pode usar a versão 64 bits do MinGW, porém a versão 32 é compatível com ambos os sistemas).
c aberto no Atom, digite F5 para compilar e executar o código — ou você pode clicar com o botão direito sobre o nome do arquivo e depois no menu Compile and Run . Se tudo estiver ok, você verá uma janela de comandos do Windows exibindo a mensagem “Meu primeiro programa em C usando o Atom”.
Após clicar em BCC32C (você também pode utilizar a combinação de teclas CTRL + B ou CTRL + SHIFT + B), o programa em linguagem C será compilado e executado com sucesso (caso não haja nenhum erro), sendo exibido, logo em seguida, o prompt do Windows com a mensagem que consta na instrução printf(“Hello World”): Pronto!
c é o arquivo . c onde está o código fonte do seu programa, já -o programa será o arquivo de saída, ou seja, o executável que o GCC irá criar. Agora basta você digitar ./programa (lembrando que programa é o nome do programa que você criou), para executar o programa e ver o seu “Hello Word” funcionando.
Para os programas em C++, utilizaremos como compilador o g++, contido no GNU Compiler Collection (GCC). Para compilar usando o GCC no Ubuntu, basta abrir o terminal e executar os comandos necessários. No windows, é necessário instalar aplicações adicionais.
Para compilar um código em C, usaremos o compilador gcc. O compilador é responsável por traduzir o código fonte escrito em uma linguagem específica para um arquivo que o computador saiba interpretar, ou seja, um executável. No terminal, digitaremos: gcc o saida meuCodigo.
Para abrir coisas pela linha de comando, clique em "Iniciar > Executar", digite o nome da pasta (ou programa) e dê “enter”. Se a pasta estiver na unidade do sistema, geralmente C:\, você pode digitar uma barra invertida e o nome desejado. Por exemplo, “\Coisas” para abrir a pasta “C: \ coisas”.
Execute o comando "python" seguido do nome do arquivo.
Passo 1. Clique no menu Iniciar e procure pelo Prompt de Comando ou digite “cmd” (sem as aspas no campo de busca); Passo 2. Quando o ícone do programa aparecer, clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção “Executar como administrador”.
No campo Linha de comando digite explorer.exe /e, /n,c:\Meus Documentos e clique em Avançar. Clique em Concluir para que o atalho seja criado. Agora é só abrir este novo atalho para que o Windows Explorer abra diretamente na pasta desejada.
Para acessá-lo basta utilizar o comando “Ctrl + Alt + Del” e clicar em “Iniciar Gerenciador de Tarefas”. O atalho “Ctrl + Shift + Esc” também dá acesso ao Gerenciador de Tarefas, porém qualquer um destes métodos pode ser um pouco trabalhoso para quem sofre com travadas constantes.
Dicas