Para representar pontos em coordenadas polares, necessitamos somente de um ponto O do plano e uma semi–reta com origem em O. Representamos abaixo um ponto P de coordenadas polares (r,θ), tomando o segmento OP com medida r. O ponto fixo O é chamado polo e a semi–reta, eixo polar.
Certo mas como eu trabalho com essas coordenadas no AutoCAD? Para inserir os valores de coordenadas retangulares no AutoCAD basta inserir os valores separados por “,” (vírgula) e organizados em sequência a partir do valor de X. No exemplo acima o valor deve ser inserido como 10,5 (X=10 e Y=5).
Desenhando uma área a partir das coordenadas Bastará iniciar uma poli-linha (apresentada no artigo anterior) com o comando PL e digitar as coordenadas separadas por uma vírgula, sendo primeiro a leste e depois a norte, sempre sem espaços, e em seguida teclar .
Para utilizar, como dito anteriormente, um ponto deve estar ativo, ou seja, deve-se estar utilizando-se um comando em que o primeiro ponto já foi selecionado. Então, quando um outro ponto for solicitado, usa-se a coordenada relativa. A sintaxe da coordenada relativa linear é @x,y,z (z apenas quando tiver elevação).
Use o Dynamic Input para ler a partir de um banco de dados de entrada em tempo de execução e escolha dinamicamente quais registros são lidos. Os dados retornados são associados ao fluxo de dados de entrada. ...
Todos os objetos que você desenha no AutoCAD estão relacionados a um layer. Eles (os layers) servem para facilitar a organização e visualização dos objetos. ... O número de layers é ilimitado. Quanto mais layers obtiver o desenho, mais fácil será sua edição.
criados, basta clicar na seta da barra de Layers, selecionar o Layer desejado e iniciar o desenho. Layers e observe a configuração da Barra de Ferramenta Properties (Controle da Cor, Controle do Tipo de Linha e Controle da Espessura). Em seguida faça alguns desenhos utilizando diferentes Layers.
Select an object on the Source layer : clique em qualquer objeto que pertença ao layer que você quer selecionar. A mensagem será exibida no prompt: Select an object of the Type you want : como o objetivo é selecionar tudo que está no layer (definido na primeira parte do comando), apenas dê ENTER.
Clique com o botão direito do mouse e depois clique em Objeto de Desenho do CAD > Propriedades. Clique na guia Camada. As camadas do desenho original do AutoCAD aparecem em uma lista com suas opções de visibilidade, cor e peso associadas.
Selecione o Layer 0 e clique no ícone New Layer. Layer ativo Bloquear o layer para que seus objetos não possam ser modificados. Congelar o Layer Nome do Layer Ative ou Desative a visualização do layer na área de desenho. Cor associada ao layer Tipo de linha do layer- tracejada, contínua, etc.
Para isso vá até o Menu de Aplicação, localizar a opção Print e clicar em Manage Plot Style (Gerenciar estilos de impressão). Ao clicar em Manage Plot Styles será exibida uma pasta com todos os arquivos . CTB existentes.
Clique com o botão direito na área de desenho e selecione Propriedades no menu de atalho. Na paleta Propriedades, clique em Tipo de linha e, a seguir, na seta para baixo. Na lista suspensa, selecione o tipo de linha à qual deseja atribuir aos objetos.
Caso a janela de plotagem se apresente como abaixo, clique na seta no canto inferior direito para expandir as opções. Agora, no lado direito, teremos a seguinte opção: Tabelas de estilos de plotagem, que oferecerá diversas configurações de penas, inclusive as que recém instalamos.
A camada defpoint é uma abreviação de Definition Points (pontos de ancoragem), que nada mais são do que os pontos na qual as cotas se ancoram na geometria.
O recurso de layers possibilita uma melhor organização do projeto e também facilita sua edição e visualização. Através dos layers é possível escolhermos as cores que as linhas serão representadas na tela do computador e depois associá-las a uma espessura e cor para plotagem.
Sim, existe uma regra básica para desenharmos as paredes no papel, mas podemos também utilizar tipos e maneiras diferentes de representarmos cada parede. Em geral, encontramos na literatura que há uma convenção em representarmos paredes internas com 15cm de espessura e paredes externas com 20 ou 25cm.