Busque dar nome ao personagem e detalhes da estória de forma que o leitor se identifique com o personagem e se motive a ler o capítulo. Após apresentar o cenário, os autores devem descrever os conceitos abordados no livro.
Uma lauda é composta por 1200 caracteres (com espaços), ou seja, o valor final será definido de acordo com a quantidade de textos que o livro tiver e não pela quantidade de páginas que o livro terá (que pode variar por diversos fatores: tamanho de fonte, ilustrações, arte de início de capítulos, etc.).
Segundo outras definições, o conto não deve ocupar mais de 7 500 palavras. Actualmente entende-se que pode variar entre um mínimo de 1 000 e um máximo de 20 000 palavras. Mas toda e qualquer limitação de um mínimo ou máximo de palavras é descartada e ignorada por escritores e leitores.
novelas — 18 mil a 40 mil palavras; livros infantojuvenis — 25 mil a 75 mil palavras; livros infantis — de 250 a 1000 palavras; livros de não ficção — 25 mil a 150 mil palavras.
Nos dias de hoje, utiliza-se, profissionalmente, para traduções e outras finalidades, o papel "tamanho A4". Usando-se o "espaço duplo" para digitar/datilografar, cabem mais ou menos 25 linhas de texto nesta folha de papel. O número de caracteres ou toques vai variar, dependendo do tamanho da letra (ou "fonte").