Quando falamos em altruísmo, estamos falando de indivíduos que têm a característica e a capacidade de realizar ações pensando no bem-estar das pessoas ao seu redor, mesmo que, para isso, tenha que se anular e sacrificar seus próprios desejos e interesses de vez em quando. Altruísmo é o oposto do egoísmo.
Pré Operatório (dos 2 aos 7 anos ): A criança pré operatória tenta se comunicar com as pessoas, mas ainda não se coloca diante do ponto de vista do outro, existe o monólogo coletivo uma modalidade de linguagem egocêntrica, fala a si própria sem cessar mas não consegue colocar - se no "lugar" do outro, o egocentrismo ...
A relação de posse da criança está intimamente associada a fase do egocentrismo até por volta dos 6 anos, sendo um comportamento normal. ... Entre os 3 a 6 anos a criança está mais voltada para o seu “eu” e, portanto apegada e possessiva aos objetos e aos pais.
"o egocentrismo infantil é a confusão inconsciente do ponto de vista próprio com o ponto de vista dos outros." (Piaget, 1951, p. 39). A inconsciência que leva o sujeito a confundir seu eu subjetivo com a realidade do mundo que o cerca é, de fato, elemento essencial no conceito de egocentrismo.
Leve seu filho (a) ao parque, brinque com ele, leve-o para a fazenda, mostre os animais, joguem xadrez e se divirtam com outras crianças também. Estimular o convívio natural aumenta o sentimento de se reconhecer no outro como igual, e ter contato físico é essencial para acalentar as relações pessoais.
Não crie uma criança egoísta. Desde muito pequeno ensine seu filho a dividir, amar seus semelhantes, ter empatia e ser altruísta. Ensine-o a aprender a dar sem esperar receber algo em troca. Ensine seu filho a presentear e a dividir as alegrias com aqueles com quem divide a vida.
Vamos, então, às 5 dicas para ensinar seu filho a dividir os brinquedos:
Dê o exemplo Pergunte se ela quer pegar por um momento, aproveite e explique que isso é um empréstimo. Outro modo prático de ensinar a compartilhar é oferecer um pouco da sua comida ou pedir uma colherada do papá do pequeno. Diga que aquilo se chama dividir, e que é legal porque cada um pode experimentar o do outro.