Conseguiu se identificar com essa história? Separamos um conteúdo para ajudar em ocasiões similares a essa: quando enviar uma mensagem para recuperar clientes inativos, como conseguir chamar o cliente de volta, dicas para escrever essas mensagens e alguns exemplos para inspiração.
O que fazer quando o cliente some? Se você ainda não fez essa pergunta, é provável que ela surja em algum momento. Afinal, a situação é mais comum do que se imagina, a diferença está em como a sua empresa reage a ela.
Diante disso, concluímos ser muito mais barato e simples abordar um consumidor que já comprou algum produto seu, do que realizar uma prospecção com outras pessoas que ainda desconhecem o seu negócio.
Se você tiver CRM, vá até ele e consulte as informações disponíveis, elas serão essenciais para dar um direcionamento na abordagem. Se não tiver, pode acessar o histórico de mensagens no WhatsApp ou histórico de e-mails.
Essa é uma oportunidade exclusiva para clientes como você, que estão em busca de melhorar seus resultados com uma parceria de confiança e qualidade. Antes, durante e após a compra eu estarei à disposição para tirar suas dúvidas e conversar sobre as melhores formas de entregar a você o necessário para o seu sucesso.
As redes sociais também são canais promissores para a recuperação de clientes inativos. Geralmente, o tom das interações é mais informal, mas esta não é uma regra totalmente fechada.
Saber como recuperar clientes inativos é uma maneira de aumentar a receita de um negócio ao voltar a atender um público que já conhece bem o seu produto e/ou serviço. Ou seja, que já tem uma ligação com a sua marca.
Uma das maiores dúvidas para quem tem um negócio, é como realizar o processo de restaurar antigos clientes e parceiros da empresa. E, nesse caso, enviar mensagens para clientes sumidos é uma das melhores formas de restaurar esse contato novamente.
Em contrapartida, existe aquela situação em que a empresa nunca se comunica com o cliente. Todo contato feito é reativo e quando há proatividade ela acontece porque o negócio precisa que o consumidor tome alguma ação como fazer uma nova compra, conhecer um novo produto ou mesmo solicitar a resposta a uma pesquisa de satisfação.
Espero que você esteja aproveitando o [produto adquirido] e gostaríamos de receber a sua opinião sobre ele. Você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o produto através do nosso serviço de atendimento/suporte através do nosso site ou telefone.
Os três motivos são muito distintos, certo? Então, somente um tipo de mensagem não será o suficiente para reaquecê-lo. É preciso listar os principais motivos que tendem a fazer com que os seus clientes se tornem inativos — uma pesquisa simples de mercado pode ajudar com isso, segmentar a base e criar mensagens para cada uma dessas razões.
O primeiro passo para reativar clientes perdidos é identificar quem são essas pessoas. No entanto, para isso, é fundamental analisar o comportamento de compra desses consumidores.
Registre todas as informações durante as abordagens, desde o tom de voz do cliente, até as respostas escritas e palavras que mais usa. Tudo isso servirá de base para realizar uma análise do que está funcionando nessa reativação.
Estou enviando essa mensagem, porque temos uma condição especial para este mês na compra de [Nome da solução/produto]. O que acha de batermos um papo para eu explicar melhor essa política de desconto?
Portanto, busque oferecer opções variadas de contato e estabeleça uma comunicação regular, sempre trazendo informações úteis. Afinal, não adianta retomar o contato e bombardeá-los de informações, isso pode afastá-los. A ideia é que eles não esqueçam da empresa e ao mesmo tempo valorizem o relacionamento.
Obviamente cada um desses casos exige uma abordagem diferente. Para o primeiro grupo, você precisa mostrar dados e detalhes, para o segundo, a mensagem deve demonstrar mais preocupação e empatia.
Existem duas maneiras que a falha na comunicação pode fazer com que seus clientes sumam do seu radar. A primeira delas é quando a empresa perde a mão e bombardeia o cliente comunicações em diferentes canais e sem qualquer critério. O cenário piora quando o negócio não se atenta ao estágio da jornada de compra que o cliente está, bem como seu nível de interesse nos produtos/serviços, mas também ao seu interesse nas comunicações.
Pensando nisso, vamos apresentar 6 modelos de mensagens que ajudam você a retomar o contato com esses inativos e transformá-los, novamente, em clientes ativos. Confira, neste conteúdo:
Nesse sentido, é muito importante priorizar uma comunicação ainda mais assertiva quando os seus esforços dizem respeito à recuperação de clientes inativos.
A gente mostrou algumas razões pelas quais um cliente some, mas é claro que existem outras. Portanto, um exercício importante e que deve ser feito com frequência é entender o motivo pelos quais um cliente deixa de comprar com a sua empresa. A ação torna mais fácil a mudança.
Esse investimento está na fórmula de custo de aquisição de clientes, o CAC, que divide os investimentos em marketing pelo número de clientes conquistados.
Renúncia ao Mandato Desistência do direito dado por uma autorização de alguém que conferiu a outrem a capacidade de praticar em seu nome certos atos ou administrar interesses.
Você sabe por que os clientes desaparecem? Porque a empresa para de fazer prospecção. ... Isso é ótimo, recompra é sinal que o cliente confia e gosta de seus produto ou serviço. Mas em momentos de adversidades o cliente pode deixar de consumir seu produto e você ficar sem novos clientes.
Inadimplência na revenda: o que fazer quando cliente não paga?
- o calote. Apresentando-se como uma vertente do crime de estelionato, esta o crime do artigo 176 do Código Penal, inserido no CAPÍTULO VI que cuida do ESTELIONATO E OUTRAS FRAUDES.
Como cobrar uma dívida que alguém esqueceu de nos pagar
Ser sempre respeitoso, discreto e atencioso ao cobrar um cliente é essencial. Deve-se tomar cuidado com palavras e tom de voz, substituindo palavras indelicadas, como “dívida”, por “um valor em aberto” por exemplo. Uma mensagem de cobrança amigável por SMS é uma ótima opção.
O que você DEVE fazer na hora de cobrar uma dívida
Emprestou dinheiro para um amigo e precisa cobrá-lo? Aprenda a sair dessa situação chata sem perder o amigo
“Bom dia (nome do cliente) meu nome é (identificar o responsável pela cobrança) da (colocar o nome da sua empresa). Gostaria de verificar a parcela que ainda está aberto do mês (informar a data referente a dívida). Consigo atualizar o valor com a data de vencimento para (informar a nova data para pagamento).