Monges beneditinos circulam pela cidade e frequentam cinema, praia e teatro, num regime mais flexível de clausura. O canto gregoriano, tradição entre os beneditinos. ... “A vida de clausura e a externa não se confrontam para nós”, afirma o abade Mathias Tolentino Braga, 44 anos, há quatro à frente do mosteiro.
A Ordem de São Bento ou Ordem Beneditina (em Latim: Ordo Sancti Benedicti, sigla O.S.B.) é a mais antiga ordem religiosa católica de clausura monástica que se baseia na observância dos preceitos destinados a regular a convivência social. É considerada como a iniciadora do chamado movimento monacal.
A Regra de S. Bento foi o melhor sustentáculo da Igreja Medieval primitiva. Rompendo com o ascetismo intransigente do monaquismo oriental, instituiu uma vida comunitária rigorosa, mas razoável e equilibrada. Os seus vetores fundamentais são a humildade, a pobreza, a obediência ao Padre Abade e o respeito pela liturgia.
As ordens monásticas eram agrupamentos religiosos, dentro da Igreja Católica, que propunham um modo de exercer o cristianismo específico. Elas propunham coisas diferentes a depender do "tipo" da ordem.
As ordens monásticas são ordens religiosa compostas por monges ou monjas que vivem em mosteiros, a exemplo dos capuchinos, beneditinos e celestes. Essas ordens propunham que os cristãos deveriam viver para o bem, ajudar o próximo e desapegar-se dos bens materiais.
Exemplos: Agostinianos, Carmelitas, Dominicanos, Franciscanos, Mercedários e Servitas; regrantes: são formadas exclusivamente por cónegos regrantes.
No Brasil, estão presentes 391 institutos religiosos e sociedades de vida apostólica — 304 de direito pontifício e 76 de direito diocesano — todos associados à Conferência dos Religiosos do Brasil.
A
Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.
Franciscanos
São os jesuítas, conhecidos como os soldados do papa. O Papa Francisco integra uma ordem religiosa com quase cinco séculos de história que foi fundamental na colonização do Brasil: os jesuítas, conhecidos como os soldados do papa. Eles chegaram ao Brasil em 1549, em Salvador.
Uma das primeiras ordens a se estabelecer no Brasil no início do séc. XIX foi a Congregação da Missão dos padres vicentinos. Os primeiros membros chegaram em 1819 e se estabeleceram num primeiro momento na diocese de Mariana. Eram dois padres vindos de Portugal, Pe.
Em 1693, a região Amazônica é dividida entre as principais ordens religiosas aqui estabelecidas, ficando assim definidas as áreas de atuação para cada uma delas: os Jesuítas ficaram com o sul e à direita do rio Amazonas, já o norte e a esquerda, ficaram para os demais: Mercedários, Franciscanos de Santo Antônio, ...
Os franciscanos de Santo Antônio receberam as missões do Cabo do Norte, Marajó e Norte do Rio Amazonas; à Companhia de Jesus couberam as dos Rios Tocantins, Xingu, Tapajós e Madeira; os franciscanos ficaram com as da Piedade e do Baixo Amazonas, tendo como centro Gurupá; os mercedários com as do Urubu, Anibá, Uatumã e ...
Exemplos: Agostinianos, Carmelitas, Dominicanos, Franciscanos, Mercedários e Servitas.
Em 22 de julho de 1617, quatro franciscanos se estabeleceram na Capitania do Pará, eram os Freis: Antônio da Merciana (superior), Cristovão de São José, Sebastião do Rosário e Filipe de São Boaventura.
As Ordens religiosas na Amazônia portuguesa Os Franciscanos da Província de Santo Antônio foram os primeiros a chegar ao mundo amazônico. Logo em seguida, vieram os missionários da Companhia de Jesus. Com o tempo, chegaram a Ordem dos Carmelitas e dos Mercedários.
O Papa Francisco, quando anunciou o Ano da Vida Consagrada” (2015), indicou aos religiosos três objetivos para a realização da própria vocação: “olhar o passado com gratidão”, para manter viva a própria identidade, sem fechar os olhos diante das incoerências, resultado das fraquezas humanas; “viver o presente com ...
Pablo Magalhães indica que os jesuítas eram vistos como úteis para estabelecer alianças militares com os povos nativos. Para viabilizar esse empreendimento, os missionários tinham também o poder temporal sobre os aldeamentos de povos nativos.