(1629-1695) - Defendia que a luz atuava como uma onda e não como uma corrente de partículas. Palavras-chave: Eletromagnetismo, luz, ondas, partículas, fóton, ondas de luz.
Segundo Huygens, “a luz é produzida pelo fogo, que contém partículas em movimento muito rápido, (pois consegue fundir e dissolver os corpos sólidos). ... Com a sua teoria de caráter ondulatório para a luz, ele foi capaz de explicar os fenômenos de refração e reflexão.
A teoria corpuscular da luz, baseada na ideia grega de atomismo da Antiguidade, descreve que a luz é composta por partículas discretas denominadas "corpúsculos", que descrevem uma trajetória em linha reta, com velocidade limitada.
Modelo corpuscular da luz Newton tentou justificar sua teoria afirmando que a luz se comportava como pequenas esferas, as quais colidiam elasticamente com uma superfície lisa, sendo refletida de modo que o ângulo de incidência fosse igual ao ângulo de refração.
No fenômeno da refração, ocorre a alteração da velocidade de propagação da luz por meio de um desvio da direção original, ou seja, a luz sofre um desvio angular em relação à reta normal, de modo que passa de um meio transparente para outro transparente diferente.
Fenômenos ópticos são eventos observáveis em nosso cotidiano. ... Fenômenos ópticos são eventos observáveis a olho nu resultantes da interação da luz com a matéria. Entre os principais fenômenos ópticos, podemos destacar a reflexão, a refração, a absorção, a dispersão e a interferência da luz.
A Óptica é o ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos relacionados à luz. Nessa importante parte da Física, são estudados os fenômenos da refração, reflexão, difração, dispersão, formação de imagens em espelhos e lentes, interação entre a luz e os objetos e os diversos instrumentos ópticos.
Decomposição da luz branca em várias cores (arco-íris) foi demonstrada em experiência de Isaac Newton por meio de um prisma. A dispersão é um fenômeno óptico em que a luz é separada em suas diferentes cores quando refratada através de algum meio transparente, a exemplo do arco-íris, do prisma e da lente fotográfica.