"Tanta a água do mar como a areia registram uma temperatura mais alta que permite a este réptil, a tartaruga marinha, colocar ovos durante o inverno, coisa que antes não ocorria", explicou Peña durante uma jornada noturna de colheita de ovos em Puerto Vallarta (Jalisco).
As tartarugas marinhas apresentam um ciclo de vida complexo, utilizando diferentes ambientes ao longo da vida, o que implica em mudança de hábitos. Embora sejam marinhas, utilizam o ambiente terrestre (praia) para desova, garantindo o local adequado à incubação dos ovos e o nascimento dos filhotes.
Em algumas tartarugas, por exemplo, os ovos incubados entre 26° e 28º C na areia, determina a diferenciação de um organismo macho, e os ovos com temperatura acima de 30º C, originam fêmeas. Não pare agora...
Mas, além dos predadores naturais, as ações do homem estão entre as principais ameaças às populações de tartarugas marinhas, destacando-se as seguintes: a pesca incidental ao longo de toda a costa, com redes de espera e de arrasto, ou em alto mar, na pesca de espinhel ou em redes de deriva; a fotopoluição; o trânsito ...
A missão do Projeto Tamar é promover a recuperação das tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social. As atividades do Tamar são organizadas a partir de três linhas de ação: conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável. ...
O Projeto Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de- ...
Conhecida como fotopoluição, a presença prejudicial da iluminação artificial no meio ambiente afeta as tartarugas marinhas, principalmente em suas áreas de desova. Para as tartarugas marinhas a fotopoluição é um fator impactante em todas as fases de seu ciclo de vida, mas principalmente quando elas são filhotes.
A Amazônia é o lar de 17 espécies de tartarugas, todas em risco de extinção. Dentre os motivos estão a exploração predatória, o comércio ilegal da animais silvestres, a construção de barragens para hidrelétricas, a contaminação por mercúrio, o desmatamento, o desenvolvimento agrícola e as alterações climáticas.
A conservação Nesse período, é feita a observação diária das fêmeas que sobem à praia para a postura. Após a postura dos ovos, é realizada a marcação das tartarugas adultas e biometria, para um melhor estudo e compreensão de rotas migratórias, crescimento, dentre outras informações.
Priorizando sempre o reaproveitamento e reciclagem de material como plásticos, vidro, papel e papelão. E ainda, a conscientizando as pessoas quanto aos riscos de se jogar lixo em praias e nas ruas, já que esse pode chegar ao ambiente marinho por escoamento de água da chuva em rios e lagoas que se ligam ao mar.
As tartarugas marinhas ajudam a manter a saúde dos oceanos e trazem grandes benefícios para os seres humanos. São consideradas verdadeiros engenheiras do mar, devido a sua influência e ação sobre os recifes de coral, bancos de grama marinha e substratos arenosos do fundo oceânico. Todos nós agradecemos!
Qualquer forma de contribuição vale a pena: como consumidor, comprando os produtos Tamar e conhecendo os centros de visitantes que geram receita para o Projeto; como seu porta-voz voluntário, espalhando a mensagem em defesa das tartarugas e do ambiente marinho; como cidadão, exercendo a sua consciência ambiental e ...
Para as vagas da Base do Tamar em Guriri, São Mateus, os candidatos devem preencher no mínimo um dos pré-requisitos: a) ter participado de alguma capacitação na Base do Centro Tamar de Guriri nos últimos dois anos, que não seja dentro do programa de Voluntariado do ICMBio; b) ter participado do programa de Voluntariado ...
O Projeto Tamar visa à criação e ao apoio ao desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis que vêm gerando renda e empregabilidade para mais de 1.
Soltura de filhotes - Nesses momentos de soltura realizamos intervenções educativas explicando e alertando o público sobre os riscos que esses animais enfrentam, sobre a importância dessas espécies e o que pode ser feito para ajudar na conservação das tartarugas marinhas.
Se ela estiver mole ou aparentando estar morta, você pode salvá-la: Coloque a tartaruga na sombra com a cabeça mais baixa que o corpo. Se possível, coloque um pano úmido sobre o casco. Ela pode demorar muitas horas para se recuperar.