Sou eu quem pergunto Ou sou eu que pergunto? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As duas frases estão corretas, sendo que a segunda admite a variante "sou eu quem pergunto".
Que é quem quando usar?
Dica 1 ► O pronome relativo “quem” deve ser empregado quando fizer referência a pessoas ou coisas personificadas e, na maioria das vezes, aparecerá precedido de preposição. Na oração seguinte, ele substituirá o termo antecedente (pessoas ou coisas personificadas), lembrando que essa oração será subordinada à primeira.
QUE É QUEM como sujeito?
O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.
Quando é que o que é sujeito?
O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.
Como saber se o pronome relativo e sujeito?
Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.
Como é que se escreve a palavra começou?
Começou vem do verbo começar. O mesmo que: estreou, principiou, debutou, encetou, inaugurou, iniciou.