São João na umbanda é sincretizado com Xangô A festa de São João é uma das celebrações dentro das festas juninas que acontece em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho.
No sincretismo religioso, os santos católicos Santo Antônio, São Pedro e São João, muito lembrados neste mês de festas juninas, são, respectivamente, Ogum, Xangô e Oxossi, no candomblé. ... Os dias em que são realizadas as festas dos santos e dos orixás também coincidem, segundo Pai Roxiluanda.
São Jerônimo
São Jerônimo
EXU – Santo Antônio, São Bartolomeu. Faz a guerra para trazer a paz.
Cosme e Damião
Em diversos templos e casas, é dia de celebração à Oxóssi, o orixá que faz sincretismo com São Sebastião no Rio. Oxóssi é considerado o rei das matas, das caças e da fartura.
Oxóssi e o sincretismo na igreja católica Nas tradições da igreja católica, o orixá Oxóssi é sincretizado com São Sebastião, sendo homenageado no dia 20 de janeiro. Entretanto, no estado da Bahia, ele também é sincretizado com São Jorge, Santo reconhecido pela força e garra, e por enfrentar tudo que venha pela frente.
Oxóssi é considerado um orixá da mata que tem sobre o seu domínio o arco e a flecha. Apesar de muito simples, esta imagem estabelece uma rica teia de interpretações que viabilizam a mitologia e a importância de Oxóssi para as várias manifestações religiosas de cunho afro-brasileiro.