Romance epistolar em que o jovem Werther conta ao amigo Wilhelm a história de seu amor impossível pela bela Charlotte, prometida em casamento para outro. De temperamento sensível e artístico, ele não consegue esquecê-la e no final acaba se suicidando com um tiro de pistola na cabeça.
Johann Wolfgang von Goethe
Os sofrimentos do Jovem Werther é definido como um marco na literatura alemã e mundial. Escrito em 1774, foi uma das obras que mais influenciaram os jovens do período. Marcada por uma narração densa, lírica e essencialmente psicológica, a personagem atormentada de Werther tornou-se um modelo de herói pré-romântico.
Informações Gerais
O livro “Os Sofrimentos do Jovem Werther” é considerado pela historiografia da literatura alemã obra inaugural do movimento artístico, político e — principalmente literário, “Sturm und Drang” (1765–1785), que de forma contestatória, revoltou-se “artisticamente” e existencialmente contra os valores tanto da aristocracia ...
Acompanhe a discussão entre Alberto e o jovem Werther e verifique o antagonismo de suas posturas diante do mesmo tema. — Aí o caso é completamente diferente — replicou Alberto — porque um homem que é arrastado por suas paixões perde toda a capacidade de raciocinar e passa a ser encarado como um ébrio, como um demente.
Alberto defende o comportamento equilibrado e critica aqueles que se deixam "arrastar" por suas paixões. Chega a comparar esse comportamento ao de um bêbado, de um demente. A visão de Alberto representa o espírito racionalista.
Enredo. Werther é marcado por uma paixão profunda, tempestuosa e desditosa. Werther vê seus sentimentos correspondidos mas sofre com a impossibilidade de consumá-los, pois o objeto do seu amor, a jovem Charlotte, fora prometida a outro homem.
Inspirou mesmo uma onda de suicídios pela Europa – devido ao seu amor impossível pela prima Carlota, o protagonista se mata com um tiro de pistola. O crítico e escritor Marcelo Backes crava que a literatura alemã divide-se em antes e depois de Werther.