John Wycliffe dedicou-se em traduziu a Bíblia para o inglês, a fim de torná-la acessível ao povo. ... Tudo isso era abertamente criticado por John Wycliffe. Suas críticas à Igreja desempenharam importante papel por ocasião da "Legislação Antipapal", aprovada pelo Parlamento em 1376.
Wycliffe foi um dos primeiros a denunciar a corrupção no clero católico e a anunciar a tese (que depois seria amplamente defendida por Lutero) de que qualquer um que tivesse fé poderia ter a salvação eterna, sem necessariamente ter que se dedicar ao cultivo das virtudes e às boas obras.
Embora Martinho Lutero tenha sido o principal mentor da Reforma, há outros nomes, como Calvino e Melanchthon, que ajudaram a revolucionar a Igreja.
Nos séculos 14 e 15 alguns movimentos esporádicos de protestos surgiram contra os ensinos e práticas da Igreja medieval e alguns líderes foram chamados de pré-reformadores: João Wycliff (1325-1384), João Huss (~1372-1415) e Jerônimo Savonarola (1452-1498), por combaterem irregularidades e imoralidades do clero, ...
Os primeiros reformadores da Igreja (Cristã) foram Martinho Lutero, João Calvino e William Tyndale, tendo sido nomes fundamentais na divulgação das críticas (razoavelmente comuns) contra alguns elementos do catolicismo e líderes de movimentos políticos e teológicos reformistas.
John Wyclif e Jan Hus: precursores de Lutero.
Martinho Lutero foi um monge e teólogo, nascido em Eisleben, Alemanha, em 10 de novembro de 1483 e falecido em 18 de fevereiro de 1546, na mesma cidade. ... Além dele, outros teólogos como Thomas Müntzer, João Calvino ou Felipe Melanchthon, e políticos como o rei Henrique VIII, criticaram as ações da Igreja.
A Reforma Protestante foi apenas uma das inúmeras Reformas Religiosas ocorridas após a Idade Média e que tinham como base, além do cunho religioso, a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais. Os Principais reformadores foram John Wycliffe e Jan Huss.
Durante a Idade Média, muitas pessoas criticavam a Igreja por seu afastamento dos ensinamentos de Jesus. Em um deles, defendia a idéia de que as terras da Igreja deveriam passar às mãos do Governo. ...
A Reforma Protestante foi a grande transformação religiosa da época moderna, pois rompeu a unidade do Cristianismo no Ocidente. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica.
A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.
Resposta. Resposta: A insatisfação das pessoas com a igreja católica, principalmente com a venda de indulgências, foi q principal motivação, os reformadores tiveram como consequência perseguições, foram expulsos da religião e por fim, fundaram suas próprias doutrinas.
- Tradução da Bíblia para o alemão e o francês. - Surgimento de conflitos sociais de ordem religiosa, além de perseguições pelo mesmo motivo. - Surgimento de movimentos sociais, que tinham como propósito a implantação de um sistema social e econômico mais justo (Guerra dos Camponeses).
Resposta: Lutero ao iniciar a Reforma Protestante, recebeu apoio da nobreza feudal germânica que tinha interesse nas terras da igreja católica.
Sola Scriptura (somente as Escrituras), solus Christo (salvação somente em Cristo), sola gratia (salvação somente pela graça divina), sola fides (salvação somente pela fé), soli Deo gloria (glória dada somente a Deus).
O principal agente da Reforma foi o monge alemão Martinho Lutero (1483-1546), que, em 1517, publicou 95 teses que fundamentalmente criticavam a venda de indulgências (quando a Igreja “concedia” o perdão divino a qualquer pessoa que pagasse).
Existia grande interesse da burguesia em fazer parte do movimento. Os comerciantes queriam assegurar o sucesso de seus negócios e apoiar a causa protestante era a melhor maneira já que a igreja católica considerava um pecado o interesse em fazer dinheiro.
Para melhorar o comércio. Explicação: Porque antes da reforma protestante, a igreja católica condenava o acúmulo de riquezas e para a burguesia lucrar, era preciso acumular para investir e com a reforma protestante, a burguesia viu uma chance de aumentar seu lucro.
Lutero também inovou e traduziu a Bíblia do latim para o alemão. Naquela época, o acesso à Bíblia era muito restrito. Com Lutero, o livro foi impresso nos modelos da imprensa de Gutenberg e estava disponível para mais pessoas. O cristianismo ficou menos hierárquico e mais acessível.
Martinho Lutero
503 anos
31 de Outubro
31 de outubro de 1517
Martinho Lutero (1483 – 1546) foi o grande idealizador da Reforma Protestante contra as práticas de simonia e a venda de indulgências. Lutero foi um jovem alemão que resolveu entrar para a vida religiosa após um milagre que salvou sua vida durante uma violenta tempestade.
18 de fevereiro de 1546
Em 1534 Lutero publica a tradução da Bíblia completa, usando para o Antigo Testamento os textos hebraicos e aramaicos da Bíblia Hebraica, além dos livros “apócrifos” em grego (Fig. 11).