Quem toca gaita antes de tudo pode ser considerado um músico. Assim sendo, por meio do fato de se tocar gaita esse músico pode ser visto como gaitista ou gaiteiro. Nesse sentido, o uso de qual nomenclatura usar vai depender de região para região.
Os primeiros registros da sanfona no Brasil surgem no Rio Grande do Sul, trazida, provavelmente, pelos imigrantes italianos, por volta de 1836, e pelos alemães, em 1845, e foi levada ao norte por soldados nordestinos que lutaram na guerra do Paraguai, em 1864-70 (Almeida 1951: 113; Rugero 2009: 5).
No Brasil. O acordeão foi trazido ao Brasil por colonizadores e imigrantes europeus, especialmente italianos e alemães, que se instalaram no sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). O primeiro instrumento trazido tinha o nome de "Concertina" e era um acordeão Cromático de 120 botões.
Basicamente, sua estrutura é formada por duas caixas retangulares em posição vertical que estão ligadas por um fole de cartão plissado. O som é emitido pela vibração da passagem do ar através do movimento do fole e pelas palhetas, que são acionadas quando se pressiona as teclas.
Os baixos são botões tocados com a mão esquerda que exercem função ou de baixo (como a tuba numa banda ou a mão esquerda em uma valsa para piano), tocando notas e acordes, num ritmo determinado pelo estilo de música (podem também ser pisados o baixo e o acorde simultâneamente para exercer a função do teclado em uma ...
Basson e clarinet ou 2 clarinetes. TERÇA DE VOZ : com 3 FAVOS. Geralmente utilizada com as combinações de. Acordeon Brasileiro como Todeschini: Basson, Clarinet seco e Clarinet com Brilho – que é afinado um pouco acima deixando um brilho com vibrato.
Acordeon, sanfona e gaita são maneiras de designar o mesmo instrumento musical, o nome correto em português é Acordeão. Ou seja, não há diferença. A distinção no Brasil depende da região, confira seguir como o instrumento é chamado no país.