Quem teve dengue pode ficar com alguma sequela? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A dengue, quando não tratada corretamente, pode causar hepatite e/ou insuficiência hepática aguda, que são doenças que acometem o fígado, levando a alterações no funcionamento do órgão. Nos casos mais graves, estas doenças podem levar a danos irreversíveis no fígado, podendo ser necessário um transplante.
O que acontece com o corpo com dengue?
O vírus da Dengue promove reações nas células do nosso organismo. Os glóbulos brancos, que protegem e defendem o nosso organismo, e as plaquetas, que ajudam a coagular o sangue, diminuem. Em casos mais raros, o vírus consegue atacar diretamente o coração, o fígado ou o sistema nervoso, provocando uma infecção.
Quais os sintomas apresentados por uma pessoa com dengue?
Os sintomas iniciais da dengue são variáveis, mas é comum que o paciente apresente febre, em um período de dois a sete dias, comumente associada à dor de cabeça, adinamia (fraqueza muscular), dores nas articulações e dor nos olhos. Manchas na pele também são indícios da contaminação.
Como pega síndrome de Guillain-barré?
A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que acontece principalmente devido a infecção, sendo muitas vezes consequência da infecção pelo Zika vírus. Esse vírus pode comprometer o funcionamento do sistema imune e do sistema nervoso, resultando no aparecimento dos sinais e sintomas característicos da doença.