Resposta: A organologia é a diciplina que trata da descrição e da classificação de qualquer instrumento musical, tendo em conta o material empregue, a forma, a qualidade do som produzido, o timbre, o modo de execução, entre outros.
Instrumentos musicais cuja vibração sonora principal se dá pelo ar. Podem ser classificados como livres e sopros. Entre os aerofones livres encontram-se zunidores, sanfona e órgãos, e nos sopros, flautas, trompetes e instrumentos de palheta.
Pela altura do som Estes se dividem conforme as classificações de voz: Instrumentos sopranos: flauta, clarinete, flauta doce, violino, trompete, oboé, saxofone soprano. Instrumentos alto: flauta alta, viola, trompa, saxofone alto. Instrumentos tenores: corno inglês, trombone, saxofone tenor.
Classificação dos instrumentos musicais
Os instrumentos musicais são classificados em 4 grandes famílias: cordas,madeiras,metais e percussão. ... Nesta categoria também estão o Piano (cordas percutidas) e o cavo (cordas beliscadas).
De acordo com a classificação Hornbostel-Sachs, os instrumentos são classificados de acordo com o elemento que vibra para produzir o som. Neste sistema, os instrumentos de percussão podem ser classificados em idiofones, membranofones e cordas percutidas.
Na percussão, há uma variedade grande, entre eles, bumbo, marimba, tímpanos e xilofone. Conforme as características dos sons, a orquestra é posicionada de maneira que os instrumentos de maior impacto sonoro, como os de percussão, fiquem mais ao fundo do palco, seguidos à frente por metais, madeiras e cordas.
Instrumentos em que uma corda tensionada é percutida para produzir o som. Em geral, são instrumentos de altura definida, como o piano, o clavicórdio, o saltério e alguns tipos de cítaras.
NAIPE DAS MADEIRAS
Quais são as características dos instrumentos da família das cordas