Quem Tem Verruga Plantar Tem HPV?

Quem tem verruga plantar tem HPV

As verrugas são pequenos tumores benignos na pele causados por vírus. As verrugas que nascem na sola do pé, também conhecidas como verrugas plantares e olho de peixe, podem ser bastante incômodas, passando a sensação de que há uma pedra no sapato. Elas normalmente surgem no fundo da pele das áreas mais pressionadas dos pés. Na maioria dos casos, não é necessária a intervenção de um profissional: siga os Passos abaixo para tratar as verrugas e prevenir que elas apareçam novamente.

Verrugas são tumorações benignas de pele causadas por agentes como o papiloma vírus humano (HPV). Esse vírus ativa o crescimento anormal de células da epiderme, que são lançadas para a superfície do corpo formando as verrugas. O aspecto, tamanho e forma dessas lesões estão diretamente ligados a um ou vários dos diferentes sorotipos de HPV responsáveis pela infecção.

Herpesvírus

As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem entre, aproximadamente, 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa. O diagnóstico do HPV é atualmente realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão, se clínica ou subclínica.

As características anatômicas dos órgãos sexuais masculinos permitem que as lesões sejam mais facilmente reconhecíveis. Nas mulheres, porém, elas podem espalhar-se por todo o trato genital e alcançar o colo do útero, uma vez que, na maior parte dos casos só são diagnosticáveis por exames especializados, como o papanicolaou (teste de rotina para controle ginecológico), a colposcopia e outros mais sofisticados, como hibridização in situ, PCR (reação da cadeia de polimerase) e captura híbrida.

Sinais e Sintomas

Sinais e Sintomas

A infecção causada pelo HPV pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto parecido com o de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas. Se a alteração nos genitais for discreta, será percebida apenas por exames específicos. Se forem mais graves, as células infectadas pelo vírus podem perder os controles naturais sobre o processo de multiplicação, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo do útero e do pênis.

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), é responsável pela  infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo . Está associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos canceres  de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. Além disso, provoca  verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

A transmissão se dá predominantemente por via sexual, mas existe a possibilidade de transmissão vertical (mãe/feto), através da saliva, de auto-infecção e de infecção por perfuração ou corte com objetos contaminados pelo HPV.

Dilemas do isolamento social

O tratamento das verrugas anogenitais (região genital e no ânus) consiste na destruição das lesões. Independente de realizar o tratamento, as lesões podem desaparecer, permanecer inalteradas ou aumentar em número e/ou volume. Sobre o tratamento:

O vírus do HPV pode ser eliminado espontaneamente, sem que a pessoa sequer saiba que esteve infectada. Uma vez feito o diagnóstico, porém, é necessário tratamento, que pode ser clínico (com medicamentos) ou cirúrgico: cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado.

Glomerulonefrite

Glomerulonefrite

Quando essas alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir 100% dos casos, por isso é muito importante que as mulheres façam o exame de Papanicolaou regularmente.

O governo foca no grupo que ainda não iniciou a vida sexual para que a imunização seja feita antes da contração do vírus e porque o sistema imunológico delas responde melhor à vacina. Como existe uma grande parcela de adultos que está infectada e não tem conhecimento, a vacina pode não ser tão eficaz.

Cistos mamários

Sim. O ideal é que sejam tratadas as verrugas antes de engravidar, mas vale lembrar que existe a possibilidade de o vírus ser transmitido da mãe para o feto. Nesse caso, não é indicado parto normal.

O diagnóstico é clínico, tomando como base o aspecto e localização das lesões. Exames laboratoriais, como o Papanicolaou, a colposcopia e a biópsia são úteis para identificar os sorotipos de HPV envolvidos e estabelecer o diagnóstico diferencial com outras patologias.

TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade)

Como a transmissão dos vários sorotipos de HPV, que são a causa das verrugas anogenitais ocorre por via sexual ou da mãe para o filho na hora do parto, o uso de preservativos em todas as relações sexuais é a melhor forma de prevenir esse tipo infecção.

Em alguns casos o vírus é eliminado sem que a pessoa ao menos saiba que o possuía, mas não existe medicamento que mate ou elimine o vírus. Na maioria dos casos, a pessoa permanece com o vírus por toda a vida e manifestações da infecção podem ocorrer de tempos em tempos, ocasiões em que deve ser realizado novamente o tratamento.

Não. A vacina previne contra os quatro tipos principais do vírus, dois relacionados ao surgimento de verrugas genitais e anais e outros dois muito associados ao maior risco de provocar câncer.

KPC (superbactéria)

O HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer de colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao câncer).

Além disso, ser vacinado contra o HPV antes de iniciar as atividades sexuais também é fundamental para a prevenção da doença. O imunizante é indicado para ambos os sexos, pode ser tomado dos 9 aos 45 anos de idade, e é capaz de prevenir infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus HPV.

Vitiligo

Vitiligo

A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu). A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de lesões. A maioria das infecções (sobretudo em adolescentes) tem resolução espontânea, pelo próprio organismo, em um período aproximado de até 24 meses.

O contágio pode ocorrer por contato direto com pessoas e objetos infectados, por autoinoculação através de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, nas relações sexuais e por via materno-fetal no momento do parto.

O que é verruga vulgar e plantar?

ETIOLOGIA DAS VERRUGAS Os vírus que causam Verrugas pertencem à família Papillomavirus humano HPV (existem mais de 60 tipos). Verruga vulgar: HPV 1, 2, 4, 26-29. Verruga plantar: HPV 1, 4 e 63. Verruga plana: HPV 2, 3, 10, 26-29 e 41.

Como se chama a verruga plantar?

A Verruga Plantar ou popularmente conhecido como olho de peixe, são lesões cutâneas, habitualmente dolorosas, que se localizam na planta e/ou face plantar dos dedos dos pés. Elas são causadas por vírus da família “Papiloma Humano” (Human Papilloma Virus – HPV) muito frequente em crianças e adolescentes.

Como tirar verruga olho de peixe?

O ácido acético presente no vinagre de maçã é capaz de promover uma esfoliação química da pele, retirando a camada mais superficial e ajudando a eliminar as verrugas mais rapidamente. Para usar o vinagre de maçã deve-se aplicar algodão num pequeno pedaço de algodão e depois aplicar sobre a verruga do "olho de peixe".

O que acontece quando se corta uma verruga?

Tentar cortar, furar ou remover a verruga sozinho pode agravar ainda mais o caso, com chances de ocorrer um sangramento e a formação de uma nova infecção.

O que acontece se eu tirar um sinal?

Devem ser removidas apenas as lesões que justifiquem a remoção, evitando cirurgias desnecessárias e as cicatrizes resultantes. Em geral, toda “pinta” ou sinal apresenta a possibilidade de transformação em câncer da pele. Felizmente, tal transformação ocorre apenas numa minoria dos casos.

Porquê da verruga na virilha?

A principal causa do surgimento da verruga na virilha é a transmissão do HPV. Ele é classificado em 150 tipos e 40 deles podem desenvolver erupções nas regiões íntimas de homens e mulheres após o contato sexual desprotegido, em virtude do toque entre as peles.

Onde aparece as verrugas do HPV?

Enquanto alguns tipos de HPV se desenvolvem melhor em determinadas áreas do corpo como mãos ou pés, outros têm preferência pela área genital. A verruga genital costuma se desenvolver na vulva, vagina, colo do útero, pênis e região próxima ao ânus.

Quanto tempo leva para o HPV sair do organismo?

Quem combate verdadeiramente o vírus é o sistema imune do indivíduo infectado. Em condições habituais, o HPV demora em média cerca de 12 meses (de 8 meses a 24 meses) para ser eliminado do organismo. Na infecção latente, não existe risco de passar o vírus para outras pessoas.