Tabela de compatibilidade para doação de sangue
O sangue do tipo O negativo, por exemplo, pode doar para todos os tipos sanguíneos, enquanto o do tipo AB positivo, pode receber todos os tipos de sangue.
Um pai e uma mãe de tipo sanguíneo "A positivo" PODEM ter filhos tipo "O negativo". Cada pessoa carrega dois genes que definem o ABO e o Rh, um deles veio do pai e outro da mãe. Quando um dos genes é A (ou B), a pessoa já vai vai ser A (ou B), mesmo que o outro gene seja o tipo "silencioso".
Indivíduos com sangue AB podem receber sangue de qualquer tipo, pois não apresentam aglutininas em seu plasma. Devido a esse motivo, são chamados de receptores universais. Esses indivíduos, no entanto, podem apenas doar para indivíduos com sangue AB, pois possuem aglutinogênios A e B em suas hemácias.
Pessoas com sangue do tipo B (que apresentam aglutinina anti-A no plasma sanguíneo) podem receber sangue do tipo B e do tipo O, mas não podem nunca receber sangue do tipo A e AB....Sistema ABO e as possíveis transfusões sanguíneas.
Por exemplo, pessoas do grupo O apresentam naturalmente anticorpos contra os grupos sanguíneos A, B, AB. Se receberem sangue de um desses tipos, destruirão essas hemácias. Isso pode gerar uma série de distúrbios: queda brusca da pressão arterial, insuficiência renal, coagulação intravascular disseminada.
Dessa forma, observa-se que o fator preponderante na codificação destas proteínas, é estritamente genético e hereditário, visto que os genes dos grupos sanguíneos são transmitidos de forma parental, de geração a geração, de um modo geral.
Se um indivíduo tiver antígenos A e antígenos B na superfície das suas hemácias, o sangue dele é classificado como tipo AB. Se um individuo não tiver nem o antígeno A nem o antígeno B na superfície das suas hemácias, o sangue dele é classificado como tipo O (ou tipo zero).
Grupos Sanguíneos: 1. Sistema ABO
Sistema ABO