Também é possível consumir pão, arroz, banana, macarrão, batata e feijão sem qualquer contraindicação. As gorduras boas derivadas do azeite de oliva e das sementes podem ser consumidas em pequenas porções.
O remédios caseiros para tratar gastrite podem incluir chás, como o chá de espinheira-santa ou chá de aroeira, ou sucos, como suco da água da batata ou suco de couve com mamão e melão, pois ajudam a reduzir os sintomas.
Quem tem refluxo pode comer fruta em abundância. Por serem ricas em fibras, elas ajudam na digestão e podem amenizar os sintomas de azia e ânsia....Frutas
A gastrite nervosa também pode ser tratada com ajuda de remédios naturais, como os chás de camomila, flor de maracujá e alfazema, que funcionam como calmantes naturais.
Sendo uma escolha comum para quem adere a dietas mais saudáveis, a aveia é uma excelente fonte de fibras e muito utilizada no café da manhã. Ela pode absorver o ácido no estômago e ajuda a reduzir os sintomas do refluxo. Outras boas opções ricas em fibras são pães integrais e arroz integral.
Olá, Gengibre é um vegetal carminativo que está relacionado à piora dos sintomas da doença do refluxo gastroesofágico por aumentar a frequência de relaxamento transitório do esfíncter esofagiano inferior e por reduzir a pressão deste mesmo esfíncter.
Ele pode ser contraindicado para pessoas que já têm problemas de estômago, como gastrite e úlceras, e para hemofílicos, que têm problemas de coagulação, pois a raiz estimula a circulação sanguínea. Alguns estudos apontam que o consumo de chá de gengibre pode ajudar a baixar a pressão arterial.
Tanto quem sofre com a gastrite, como quem tem problemas com refluxo, deve dar preferência a alimentos que tenham efeitos calmantes e anti-inflamatórios, como couve, gengibre, hortelã, alecrim e chás (sem cafeína).
Em momentos de maior crise, como no início do tratamento, só estão liberadas os biscoitos tipo “água e sal”. Já as do tipo cream cracker, “Maria” ou maisena, podem ser incluídas quando o quadro melhorar. Os biscoitos de chocolate, as rosquinhas de coco e leite e, principalmente, as recheadas estão proibidas!
A dica da nutricionista Andréia Ceschin de Avelar, é comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida).
- Para diminuir a azia, pode-se comer uma bolacha de água e sal, que vai absorver o ácido gástrico, facilitando a digestão dos alimentos. - Outra sugestão é, em vez da bolacha, comer pedacinhos de miolo de pão.
Alimentos ricos em gordura --como alguns tipos de carne, amendoim e até o chocolate-- tendem a diminuir a pressão do esfíncter esofágico inferior e retardar o esvaziamento gástrico, aumentando o risco de refluxo.
Alimentos que devem ser evitados O excesso de gordura e açúcar fazem com que a digestão seja dificultada, passando mais tempo na retina do estômago. Cafeína: café, chás e chocolate. Esses alimentos estimulam o estômago, atrapalham a contração dos esfíncteres favorecendo o refluxo.