“O arroz e o macarrão integral retém os nutrientes que são perdidos no arroz branco e no macarrão comum, como vitaminas, minerais e antioxidantes e, por isso, contribuem para uma alimentação mais saudável“. Quem tem refluxo também pode comer a batata inglesa e a batata doce.
Na lista estão: café, bebidas alcoólicas, temperos fortes (alho, cebola, molho shoyu, pimenta, catchup e mostarda), leite de vaca e derivados, refrigerante, frituras, gorduras, molho de tomate, sucos de frutas ácidas e alimentos de difícil digestão como pimentão e berinjela.
Na lista dos alimentos que irritam o estômago, estão café, chás, refrigerantes à base de cola, bebidas alcoólicas, condimentos e temperos como pimenta, páprica, curry, vinagre e alho.
Pimenta, molho shoyu, catchup, mostarda e molhos prontos causam forte irritação para quem sofre com o distúrbio, podendo ocasionar dor e desconforto abdominal.
“Quem tem gastrite deve evitá-lo, porque ele aumenta a acidez do estômago”, sentencia a geneticista de bactérias láticas e probióticas Alda Lerayer, do Conselho de Informações sobre Biotecnologia. Para Waitzberg, o ideal é associar o leite a outro alimento, evitando consumi-lo isoladamente.
Segundo o gastroenterologista Moacir de Pádua Vilela, da Escola Paulista de Medicina, o único tipo de pimenta capaz de provocar gastrite é a pimenta-do-reino. “As outras até deveriam ser mais consumidas”, aconselha, “porque, além de não fazerem mal, contêm substâncias que ajudam a prevenir doenças vasculares.”
6 – Carnes Magras É muito importante evitar carnes gordurosas, pois elas exigem muito mais trabalho do estômago para processar os seus nutrientes, o que é perigoso nos casos de úlcera. Caso não queira deixar as carnes de lado, as melhores opções são as sem gordura, e de preferência brancas.
Carne vermelha pode agravar a gastrite devido à presença de gorduras. Ao fazer a digestão da proteína presente nas carnes vermelhas, o estômago acaba liberando uma quantidade de enzimas digestivas que pode piorar a inflamação.
Dessa forma, você garante uma cicatrização mais rápida. Inclua esses nutrientes em duas ou três refeições ao dia, sendo que carne de frango, peixe e carne vermelha magra são boas alternativas para adicionar em sua alimentação.