Segundo especialistas, o café pode causar irritação da mucosa gástrica, reduzindo os mecanismos de defesa do estômago, além disso, ele pode provocar relaxamento do esfíncter do esôfago permitindo a ocorrência do refluxo.
Teoricamente sim. A cafeína, constituinte do café é um dos principais responsáveis por estimular o relaxamento do esfíncter esofágico inferior causando o refluxo, porém lembre-se que existem outros ingredientes no café que para cada caso podem gerar esse efeito.
O cafezinho depois do almoço, por exemplo, deve ser evitado pois ele pode causar o relaxamento da válvula entre o estômago e o esôfago, facilitando o refluxo. O chá preto tem o mesmo efeito que o café, por isso é recomendado que ele seja trocado pelo chá branco ou pelo chá verde, que não têm esse efeito.
O café descafeinado, assim como o café normal, aumenta a acidez no estômago e facilita o retorno dos alimentos para o esôfago, por isso ele deve ser consumido com moderação por pessoas que sofrem com gastrite, úlcera e refluxo gastroesofágico.
Refluxo Gastroesofágico: Alimentos e Cuidados Para Amenizar os Sintomas
“As fibras – principalmente obtidas no consumo de maçã, mamão, melão, banana, folhas verdes escuras, semente de linhaça, cenoura, beterraba, feijão, rabanete, abobrinha, grão de bico e soja – são excelentes exemplos.
Biscoitos recheados, leite integral, bolos industrializados; Lanches gordurosos, como massa folhada, kibe, empada, cachorro quente e hamburguer; Tomate, pepino, couve manteiga,espinafre,agrião, laranja, abacaxi, kiwi.
Olá, boa tarde! Pode comer aveia sim! Para quem tem gastrite prefira carnes magras, alimentos cozidos, assados ou grelhados, temperos frescos, frutas não ácidas, verduras e chás claros (erva-doce, camomila).