Sim, sem dúvida atividade física moderada, como esteira, natação, andar, bicicleta, normalmente não interferem com a vida útil da prótese, pelo contrário, uma articulação estável com boa musculatura, provavelmente protege a prótese.
Todo paciente portador de prótese de quadril é considerado PCD ? Não necessariamente a pessoa que realizou artroplastia total do quadril será considerada deficiente. Para se enquadrar como PCD é preciso haver seqüela e limitação funcional atestada por junta médica pericial.
Mas a cirurgia de prótese de quadril é uma das cirurgias com melhor risco-benefício na história da medicina. Assim, é possível retornar ao esporte, inclusive àqueles de alto impacto, após a artroplastia de quadril.
Nos casos em que a indicação é a artrose do quadril, normalmente os pacientes são idosos, com mais de 60 anos. Porém pacientes mais jovens também podem receber indicação de artroplastia e nesses casos, sequelas de doenças da infância e osteonecrose da cabeça do fêmur são algumas das indicações mais comuns.
Como saber se a prótese de silicone rompeu Considerada como uma ruptura silenciosa, a confirmação do rompimento se dá através de exames como ecografia ou Ressonância Magnética e, em alguns casos, a constatação do rompimento é feita somente durante a troca da prótese.