Embora alguns estudos com o uso de Eritromicina pareçam reduzir o tempo para o desaparecimento das lesões de pele, a alta prevalência de efeitos colaterais somados ao discutível benefício contraindica seu uso rotineiro. A exposição ao sol ou sessões de fototerapia podem abreviar a regressão das lesões.
A pitiríase alba é uma alteração benigna da pele, comum, que ocorre principalmente em crianças e adultos jovens. Embora a causa seja desconhecida, pensa-se que possa estar relacionado com atopia e inflamação.
Manchas avermelhadas, descamação da pele, coceira e desconforto, ambas são crônicas e o estresse pode desencadear crises. Mas a psoríase pode desencadear problemas nas articulações, pressão alta e diabetes tipo 2, a dermatite atópica pode provocar asma e febre do feno – que é uma rinite alérgica.
A psoríase é uma manifestação inflamatória em que o processo de renovação celular é acelerado. O eczema, ou dermatite atópica, por outro lado, está ligado à predisposição à asma ou rinite alérgica.
Já a dermatite provoca intensas coceiras, vermelhidão e irritação da pele. A psoríase tem sintomas muito semelhantes. Porém, neste caso, o paciente também fica com a sensação de queimação da pele. As manchas avermelhadas na psoríase têm uma delimitação mais nítida que as da dermatite.
Placas avermelhadas e descamações pelo corpo são o sintoma mais comum da psoríase. Mas ela também pode deflagrar males cardiovasculares. Pesquisas recentes mostraram que vítimas de psoríase têm mais chances de sofrer doenças cardiovasculares, como infartos e derrames.