Se o nódulo mamário é definitivamente benigno, como é o caso do fibroadenoma, NÃO HÁ contraindicação ao uso de métodos anticoncepcionais hormonais (pílulas, adesivos, injetáveis, implantes subcutâneos, anéis vaginas ou DIUs).
Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula Cerazette. Norestin. Juliet.
A presença de varizes não constitui contra-indicação formal ao uso de anticoncepcionais. Entretanto, há correlatos de haver relação entre uso de reposição hormonal à base de estrogênio e aparecimento de microvarizes ("vasinhos").
Dores nas pernas, queimação e inchaço podem indicar o risco de uma trombose, principalmente quando associadas ao uso de pílula anticoncepcional. E agrava-se ainda mais com a combinação de tabagismo e longos períodos com as pernas na mesma posição./span>
A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como a pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.
6 principais sintomas de trombose
Os hormônios presentes no anticoncepcional afetam a coagulação sanguínea e podem favorecer a formação de coágulos. Quando esses coágulos obstruem uma veia tem-se uma trombose venosa profunda, geralmente nas pernas. O risco maior é esse coágulo se soltar e chegar aos pulmões, causando uma embolia pulmonar.
O contraceptivo injetável trimestral é indicado para as mulheres que não podem ou não desejam receber estrogênio, pois são compostos apenas de progestágeno. A injeção anticoncepcional também pode causar dor de cabeça, acne, alterações do humor, redução da densidade mineral óssea, vertigens e aumento de peso.
Efeitos colaterais não são novidade para nenhuma consumidora que usa pílula anticoncepcional: inchaço e aumento de peso, dores de cabeça e, inclusive, diminuição da libido são reações comumente citadas por usuárias do medicamento. Porém, em alguns casos, a situação pode ser bem mais grave./span>
Se você começar a tomar no dia errado, pode ovular depois e acabar engravidando“, explica José Maria. Ou seja, se não tomar no primeiro dia da menstruação, a eficácia da pílula pode ficar bem comprometida./span>