Segundo o pedagogo Roberson Carneiro, a aula lúdica é "mais que um passatempo; é o meio indispensável para promover a aprendizagem disciplinar, o trabalho do aluno e incutir-lhe comportamentos básicos, necessários à formação de sua personalidade".
Aprender a compartilhar, criar novas formas de linguagem, entender sua individualidade dentro de um grupo: esses são apenas alguns benefícios que o ato de brincar pode trazer para crianças no ensino infantil. As atividades tidas como de lazer têm uma importância muito grande para o desenvolvimento social dos pequenos.
O aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento importante nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. ... Os contatos sociais e a interação constituem condições indispensáveis à associação humana.
Quando o professor passa a estruturar a brincadeira, organizando os espaços para o brincar e apresentando os materiais e brinquedos em que a criança é estimulada a usar está assumindo um papel-chave nesse processo ao estimular, desafiar e possibilitar às crianças o brincar de forma mais desenvolvida, ou seja, além de ...
O professor de Educação infantil deve reconhecer o ato de brincar como um recurso pedagógico em sala de aula. ... Brincando a criança aprende. A brincadeira facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
É através da ludicidade que a criança vai absorver com mais facilidade o aprendizado da LE. ... A criança ao brincar organiza seu espaço, desenvolve a noção casualidade e representação. E quando isso flui em sala de aula, torna-se favorável para o educador descobrir a realidade de cada criança.
O professor pode manter essas praticas escolhendo horários específicos na semana para praticá-las assim será possível que este consiga tempo para desenvolvê-las. As brincadeiras podem ter caráter educativo, como por exemplo, brincadeiras que reforçam o senso de unidade dos alunos e respeito mutuam a cooperação.
A Relação da Ciência com o Lúdico: O lúdico no ensino contribui para que o aluno atinja níveis mais complexos em seu desenvolvimento cognitivo, desperta o interesse, a criatividade e o gosto pela ciência. ... Os conceitos científicos podem, sim, ser transmitidos de forma lúdica e agradável.
Resposta: o lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção de conhecimento.
Todo educador que utiliza jogos, brinquedos e brincadeiras, precisa saber que a aprendizagem só vai ocorrer quando a criança brinca ou joga com prazer. ... A prática pedagógica por meio da ludicidade considera que o conhecimento é algo que vai sendo construído a partir da interação entre todos os participantes.
Resposta: Explicação: As atividades tidas como de lazer têm uma importância muito grande para o desenvolvimento social dos pequenos. E, quando conduzidas por um professor, conseguem unir de maneira intensa aprendizado e diversão.
O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.