PSV-UFGD - Para o geógrafo Milton Santos, existiriam três mundos num só: a globalização como fábula, a globalização como perversidade e uma outra globalização.
A globalização da tecnologia implica na rápida disseminação de avanços tecnológicos, como a internet e a comunicação móvel, que permitem a conexão instantânea e o compartilhamento de informações em nível global.
Ela se refere à crescente interconexão e interdependência das nações e culturas em todo o mundo. Embora tenha trazido uma série de benefícios, também gerou preocupações significativas.
As conseqüências dessa situação incluem a integração econômica, a criação de acordos internacionais para eliminar ou reduzir obstáculos nos negócios e o aumento das exportações e importações.
Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações. No último século, o processo de globalização se acelerou bastante devido à Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Técnico-Científico-Informacional).
A globalização também está relacionada à migração de pessoas em busca de oportunidades econômicas, segurança ou melhores condições de vida. Isso leva à diversidade cultural nas sociedades receptoras.
Este facto conduziu a um aumento dos lucros dos países desenvolvidos, mas também a salários mais baixos e a menos oportunidades de emprego para os trabalhadores dos países em desenvolvimento.
Explicação: Esses países são muito competitivos, produzem muito, seja alimentos ou tecnologias, e com a globalização eles podem vender seus produtos ou até mesmo comprando dos países em desenvolvimento , muitos instalam suas industrias para explorar a mão- de-obra barata.
A extensão da comunicação e globalização das culturas aumentou o turismo regional e internacional. A proximidade de informações sobre lugares cuja existência poderia até ser desconhecida antes gerou interesse em conhecer esses espaços pessoalmente.
A Globalização fez surgir a Geração Y, a primeira que está vivendo num mundo hiper conectado e com menos barreiras comerciais e culturais.
Como qualquer outro aspeto, haverá os prós e os contras da Globalização, e o seu impacto nos acordos de comércio livre entre diferentes países para aumentar as importações e exportações, o que tem um impacto na economia global.
Por esse motivo, em um determinado país, pode haver maior disponibilidade de produtos fabricados em um país muito distante e com um custo menor do que o alcançado anteriormente. O exposto acima está relacionado ao aspecto industrial ou de produção, mas essa facilidade nos negócios também pode ser vista nos campos da cultura, turismo, educação e outros.
Por isso, os blocos econômicos tentam dar aos cidadãos participação política seja através de parlamentos a fim de que se construa um espaço de discussão.
No século XIX, com a invenção da eletricidade, das ferrovias e dos navios a vapor, as distâncias encurtaram e os produtos puderam chegar aos lugares mais remotos.
De qualquer forma, pode-se dizer da maneira mais objetiva possível que a globalização é o fenômeno pelo qual um costume ou ação é dado em todo o mundo ou internacionalmente, seja cultural, econômico e político, entre outros.
No entanto, após a ditadura militar de 1964 a 1985, o mercado nacional foi aberto e a globalização chegou ao País. Isto se deu através da implementação do Neoliberalismo com o Plano Collor, que promoveram a abertura do mercado nacional e as privatizações de empresas estatais.
Isso também gerou uma troca linguística que aumentou o conhecimento de diferentes idiomas além do idioma nativo, tornando cada vez mais comum que as pessoas sejam bilíngues, trilíngues ou poliglotas.
É impulsionada pelos avanços na tecnologia, nos transportes e nas comunicações, que tornaram mais fácil para as pessoas e as empresas ligarem-se umas às outras para além das fronteiras.
Resposta. Resposta: c. Chamamos de globalização o processo de integração cultural, social, política e econômica, impulsionada, principalmente, pelos avanços tecnológicos nos meios de comunicação.
Com a globalização os países tem dificuldade de realizar leis internas. ... Com a globalização dificultou a compra de produtos de outros países. Com a globalização ocorreu a redução de fronteiras existentes entre os países.
Tem mais depois da publicidade ;) Por esse motivo, muito se fala em uma homogeneização das culturas, isto é, a padronização dos modos de ser e agir dos indivíduos com base em uma referência dominante, fazendo sucumbir os valores locais e tradicionais.
Resposta. Quando alguém impõe sua cultura a todos, obrigando a segui-lá. Como por exemplo nos países onde pessoas chegam a ser mortas por não seguir a mesma religião ou possuir costumes diferentes.
Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. ... "A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Cultura é algo que representa uma comunidade (independente da raça ou cor ) algo cultuado por uma sociedade . Aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.
O mundo natural é aquele do qual o próprio nome já diz, pertence a natureza, constitui-se de produtos puros sem intervenções humanas. Já o mundo cultural é aquele do qual tem a ação humana é aquele mundo de ideias, costumes, regras, entre outros.