Alimentos que devem ser Evitados: Frituras; Café, chá mate e preto, refrigerantes, bebidas alcoólicas ou gasosas; Frutas ácidas como: laranja, maracujá, abacaxi e limão.
O café descafeinado, assim como o café normal, aumenta a acidez no estômago e facilita o retorno dos alimentos para o esôfago, por isso ele deve ser consumido com moderação por pessoas que sofrem com gastrite, úlcera e refluxo gastroesofágico.
“O café estimula a produção de ácido clorídrico no estômago, irritando o órgão e causando dor, desconforto e até mesmo azia”, diz Paula Berardi Yousef, nutricionista da Clínica de Medicina e Estética Bioderma, especialista em nutrição funcional do esporte e professora de Nutrição da Universidade Positivo (UP).
Segundo Giovana, uma alimentação natural e rica em alimentos frescos é recomendada para todos, ainda mais para pessoas com gastrite. "Tente incluir em sua rotina, de 2 a 4 frutas por dia. Boas opções incluem: maçã, banana, pêssego, pera, uva, melão, morango e kiwi.
Tanto quem sofre com a gastrite, como quem tem problemas com refluxo, deve dar preferência a alimentos que tenham efeitos calmantes e anti-inflamatórios, como couve, gengibre, hortelã, alecrim e chás (sem cafeína).