Quem Tem Indicaço Para Cirurgia Baritrica?

Quem tem indicaço para cirurgia baritrica

A obesidade é um problema de saúde pública que atinge um grande número da população mundial, de acordo estimativas da Organização Mundial da Saúde o número de obesos pode ultrapassar os 700 milhões em 2025. 

“A obesidade é vista atualmente como um dos problemas de saúde pública mais preocupantes, devido ao seu crescente aumento e as graves consequências que pode acarretar. Trata-se de um fenômeno multifatorial que envolve componentes genéticos, comportamentais, psicológicos, sociais, metabólicos e endócrinos” (Björntorp, 2003). 2

Agendar consulta 
ou exame

O sleeve gástrico tem menos riscos que o bypass, mas também possui resultados menos satisfatórios, permitindo perder cerca de 40% do peso inicial, sendo semelhante à banda gástrica. Veja como é feito e sleeve gástrico.

A intervenção pode ser realizada por via videolaparoscópica ou por laparotomia. Porém, dá-se preferência à via videolaparoscópica, por causa da menor incidência de complicações na ferida cirúrgica, menor tempo de internação e recuperação mais rápida.

E, embora o tratamento completo envolva outras medidas, a cirurgia bariátrica tem um importante papel para recuperar a qualidade de vida e o bem-estar de pessoas com sobrepeso.

CIRURGIA BARIÁTRICA - Indicações e contraindicações


                CIRURGIA BARIÁTRICA - Indicações e contraindicações

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Para realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é preciso, primeiramente, procurar o posto de saúde e ter esgotado as possibilidades de tratamento clínico da obesidade (com medicamentos e alterações comportamentais).

A bariátrica é um tipo de cirurgia de redução do estômago, com o objetivo de diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão, de forma a reduzir drasticamente a quantidade de calorias absorvidas, facilitando a perda de peso.

Tipos de cirurgia bariátrica

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Ninguém deve buscar alternativas que não sejam acompanhadas por um médico especializado ou sem preparo anterior. Por outro lado, quem está apto a realizar o procedimento deve seguir todas as etapas de preparação e pós-operatório à risca.

Em maio, o filho do apresentador Faustão submeteu-se a uma cirurgia bariátrica. Agora, tem chamado atenção nas redes sociais pela drástica redução das medidas — ao todo, menos 40 kg.

Para quem a cirurgia bariátrica é recomendada?

A doença que mais recebe impacto da cirurgia bariátrica é o diabetes do tipo 2, apresentando melhora significativa nos níveis glicêmicos e na necessidade do uso de hipoglicemiantes. Esse efeito decorre das alterações hormonais desencadeadas pela mudança anatômica e pela diminuição da ingesta calórica.

“Diabetes tipo 2, apnéia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronária, osteo-artrites, doenças cardiovasculares ( infarto do miocárdio, angina, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, hipertensão e fib//rilação atrial, cardiomiopatia dilatada, cor pulmonale e síndrome de hipoventilação), asma grave não controlada, osteoartroses, hérnias discais, refluxo gastroesofageano com indicação cirúrgica, colecistopatia calculosa, pancreatites agudas de repetição, esteatose hepática, incontinência urinária de esforço na mulher, síndrome dos ovários policísticos, veias varicosas e doença hemorroidária, hipertensão intracraniana idiopática, estigmatização social e depressão”.

A cirurgia também é indicada para aquelas pessoas que apresentam IMC maior que 40 Kg/m² que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico (incluindo o uso de medicamentos).

Quem pode fazer a cirurgia

As indicações para cirurgia bariátrica foram definidas pelo National Institutes of Health (NIH) Consensus Development Panel em 1991 e são orientações aceitas pelo Consenso Brasileiro Multissocietário em Cirurgia da Obesidade de 2006. Assim, os pacientes que podem ser considerados aptos a realização da cirurgia bariátrica são aqueles que possuem:

- Risco anestésico classificado como ASA (classificação American Society of Anesthesiologist ) grau IV, distúrbio sistêmico grave que coloca em risco a vida do paciente5;


Normalmente, este tipo de cirurgia apresenta menos riscos para a saúde e tem um tempo de recuperação mais rápido, mas seus resultados podem ser menos satisfatórios que as outras técnicas. Saiba mais sobre a colocação de banda gástrica.

Esta é o tipo de cirurgia bariátrica menos invasiva e consiste em colocar uma banda, em forma de anel, em volta do estômago, de forma que ele diminua de tamanho, contribuindo para uma menor ingestão de alimentos e de calorias.


No geral, nota-se melhora na qualidade de vida dos indivíduos submetidos a cirurgia bariátrica, destacando-se no aspecto psicológico, atividade física e saúde como um todo.

Nesta cirurgia é retirada uma parte do estômago e a maior parte do intestino delgado, que constituem a principal região onde ocorre a absorção de nutrientes. Desta forma, uma grande parte dos alimentos não é digerida ou absorvida, reduzindo a quantidade de calorias da dieta.

Quanto tempo depois da primeira consulta até a cirurgia bariátrica?

Em média os meus pacientes levam de 30 a 90 dias pra realizar tudo, desde a primeira consulta até o dia da cirugia.

Como conseguir fazer bariátrica?

Cirurgia Bariátrica pelo SUS Os critérios são: Idade mínima de 16 anos. IMC maior ou igual a 40. IMC 35 e comorbidades comprovadas por laudo médico.

Como conseguir bariátrica?

Para fazer a cirurgia bariátrica gratuita pelo SUS é necessário ter mais de 16 anos e passar por uma consulta com um endocrinologista que avaliará seu caso. Além disso, o especialista pode ser credenciado na rede do seu plano de saúde ou atender no SUS.

Quanto custa para fazer a bariátrica?

Em média, em médicos particulares, o custo de uma cirurgia bariátrica fica entre R$20 e R$40 mil. Essa é a faixa de valor da cirurgia bariátrica mais praticada no mercado, não apenas pensando no custo e trabalho do médico cirurgião, mas sim, na estrutura que esse procedimento envolve.

Como solicitar bariátrica pelo SUS?

Como solicitar cirurgia bariátrica pelo SUS: O primeiro passo para conseguir uma cirurgia bariátrica pelo SUS é passar por consulta no posto de saúde no qual está cadastrado. É necessário levar um documento original com foto e o cartão do SUS. Na consulta, um médico irá avaliar se o caso e irá pedir alguns exames.

Como se inscrever para cirurgia plástica pelo SUS?

Como fazer cirurgia plástica pelo SUS?

  1. Primeiramente, se consultar em um Posto de Saúde e conversar com o médico para que ele avalie seu caso.
  2. Se o seu diagnóstico for favorável à solicitação de cirurgia, então o segundo passo é ir até a Secretaria de Saúde da sua cidade. ...
  3. Ademais, talvez você precise receber a visita de uma assistente social.