A ação contraceptiva de IMPLANON® é reversível, o que é perceptível pelo rápido retorno ao ciclo menstrual normal após a retirada do implante. Embora o etonogestrel iniba a ovulação, a atividade ovariana não é totalmente suprimida.
Esse método contraceptivo é o mais recomendado, enquanto a pílula tem um índice de falha de 6%, o do DIU fica entre 0,2% e 0,8%. O DIU fica alojado dentro do organismo da mulher, por até 5 anos (no caso do DIU Mirena) ou 10 anos (no caso do DIU de cobre).
Enquanto o DIU de cobre pode dificultar a situação para mulheres que já sofrem com fortes cólicas e fluxo menstrual intenso, o DIU Mirena evita maiores desconfortos, já que diminui o processo inflamatório no local.
A idade mínima para colocar DIU é bem relativa, mas de forma geral, o DIU é indicado para mulheres de qualquer idade que já tenham vida sexual ativa e não desejam engravidar em breve. Por essa razão, não existe uma idade mínima para colocar o DIU.
O DIU de Prata também não possui hormônios em sua composição, e foi criado com o objetivo de amenizar o aumento de fluxo menstrual e cólicas associadas ao DIU de Cobre. Ele também possui cobre na sua composição, mas associado então a outro metal: a prata.
Porém, a prata faz com que o fluxo menstrual seja menor em comparação com o DIU de Cobre isolado e a prata diminui o risco de oxidação da parte de cobre, aumentando a eficácia do método contraceptivo.
O dispositivo de cobre é livre de hormônios e sua contracepção ocorre por um revestimento de fio de prata corado com cobre. O material não é tóxico e ou alérgico e impede a gestação por inflamar o tecido que reveste o útero, causando alterações bioquímicas e morfológicas que inibem a fecundação pelo espermatozóide.
Esse tipo de dispositivo pode permanecer no corpo de 5 a 10 anos. Segundo Fernanda Torras, esse tipo possui boa eficácia quando bem posicionado no útero. “O efeito colateral mais frequente é o aumento do fluxo menstrual devido ao processo inflamatório causado dentro do útero.
A princípio, existem dois tipos: o DIU de cobre, sem nenhum tipo de hormônio, e o DIU hormonal, conhecido pelo nome comercial Mirena. O Dispositivo Intrauterino, conhecido como DIU, é um método anticoncepcional considerado bastante seguro e eficaz para evitar uma gravidez.
Entre as vantagens do uso do DIU de cobre estão o longo tempo de ação (10 anos), baixo índice de gravidez, intervenção única para seu uso e poucos efeitos indesejados. O Sistema Único de Saude (SUS) disponibiliza para as mulheres o DIU TCu 380 (DIU de cobre).