Os efeitos anabólicos promovem o aumento da massa e da força muscular; enquanto os efeitos androgênicos ocasionam o desenvolvimento de características virilizantes. A carga androgênica também é responsável pela maior parte dos efeitos colaterais gerados por essas substâncias.
Os androgênios são hormônios esteroides com papel fundamental no desenvolvimento e na manutenção do fenótipo masculino e da função reprodutiva. Esses hormônios também afetam a função de diversos tecidos não reprodutivos, como, por exemplo, o ósseo e musculoesquelético.
Hormônios criados a partir do colesterol, como os androgênios e o estrogênio, são conhecidos como hormônios esteróides (1). Os androgênios são produzidos nas glândulas adenoides e nos ovários através da conversão do colesterol (1,2). Os tecidos muscular e adiposo também podem sintetizar a testosterona (3).
As ações da testosterona e dos andrógenos correlatos podem ser divididas em duas categorias principais: efeitos androgênicos, relacionados especificamente com a função reprodutora e com as características sexuais secundárias, e efeitos anabólicos, que dizem respeito, de maneira geral, à estimulação do crescimento e ...
Acusado de transfobia Guilherme Rocker é conhecido pelo seu estilo excêntrico, o influenciador digital ganhou notoriedade por ser um homem cis hétero que performa feminilidade, utilizando vestuários fora do comum para um homem hétero. Porém, ele está sendo acusado de ser transfóbico pelos internautas.
Grande parte das características que fazem um macho da espécie humana ter a aparência de um homem vem da ação da testosterona no organismo, incluindo a maior presença de pelos pelo corpo, voz mais grossa, maior massa muscular, maior estatura, desenvolvimento do pênis e dos testículos, etc.
Além de estimular a libido, estimula a agressividade. A testosterona está relacionada com o aumento de massa muscular pois aumenta o metabolismo de gorduras, produzindo energia. A deficiência de testosterona ocasiona perda de massa muscular e óssea, força, perda de libido e armazenamento de gordura.
Sinais de testosterona baixa
Sintomas de testosterona baixa
O nível normal de testosterona em homens varia de 300 a 1000 nanogramas (ng) por decilitro (dl) de sangue. Ir de um número dentro do que é considerado normal para outro pode não causar muito impacto.
Os níveis normais de testosterona no homem variam de 250 ng/dl a 1200 ng/dl nos homens com idade até 30 anos. Dos 30 aos 50 anos o limite superior baixa para cerca de 900 ng/dl e dos 50 aos 70 o limite superior baixa para cerca de 700 ng/dl.
O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.
Confira as receitas: