A dieta para Helicobacter pylori (H. pylori) é caracterizada por ser pobre em gordura, para evitar a má digestão, devendo-se preferir alimentos de fácil digestão, como frutas e vegetais sem casca ou cozidos, principalmente quando há sintomas ativos.
Já alimentos que ajudam a eliminar a bactéria do estômago, como iogurte natural, por ser rico em probióticos, ou tomilho e gengibre, por terem propriedades antibacterianas também podem ser uma ótima forma de auxiliar o tratamento.
A bactéria Helicobacter pylori ou H. pylori se desenvolve na camada mucosa do estômago, que a protege dos ácidos estomacais liberados para a digestão dos alimentos, e produz energia para viver, a partir da ureia presente no suco gástrico.
É muito comum ter a bactéria H. pylori sem haver sintomas, muitas vezes sendo encontrada em um exame de rotina, entretanto, o tratamento só é indicado na presença de algumas situações, como:
Assim, para prevenir esta infecção, é muito importante ter cuidados com higiene, como lavar as mãos antes de comer e após ir ao banheiro, além de evitar dividir talheres e copos com outras pessoas.
Os alimentos que podem ser consumidos durante o tratamento contra a bactéria H. pylori e são ricos em ômega 3 são os peixes, como atum, cavala, truta e bacalhau, além do azeite.
Os alimentos probióticos favorecem a multiplicação das bactérias boas no sistema digestivo, o que é interessante para reduzir a ação das bactérias prejudiciais, como a H. pylori.
Os tratamentos mais comuns para a infecção por H. pylori incluem medicamentos inibidores da bomba de prótons, que reduzem a produção de ácido gástrico, como o omeprazol, e antibióticos. Os hábitos alimentares e o estilo de vida têm grande importância para a eficácia dos tratamentos na redução dos sintomas e melhora da qualidade de vida.
Alguns alimentos ajudam a prevenir e tratar uma infecção por H. pylori, além de contribuir para reduzir as chances de câncer de estômago como complicação das doenças causadas pela bactéria.
As quantidades incluídas no cardápio variam de acordo com idade, sexo, atividade física e se você tem alguma doença associada ou não. Por isso o ideal é ir a um nutricionista para fazer uma avaliação completa e elaborar um plano nutricional adequado às necessidades de cada pessoa
Frutas ricas em vitamina C, mas que aumentam o teor ácido do estômago devem ser evitadas durante uma crise de gastrite, por exemplo, laranja, limão, pimentão e tomate. Mas, você pode consumir livremente os seguintes alimentos:
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
A H. pylori é uma bactéria que se aloja no estômago e que normalmente causa gastrite, mas também pode causar úlceras, câncer de estômago, deficiência de vitamina B12, anemia, diabetes e gordura no fígado. Por isso, na presença de sintomas indicativos de infecção por H. pylori, é importante consultar o gastroenterologista para iniciar o tratamento o quanto antes. Veja como é o tratamento do H Pylori.
Os enjoos e dores no estômago costumam surgir a partir do segundo dia de tratamento, e para evitá-los é importante beber bastante água, repousar e consumir alimentos de fácil digestão, como iogurte, frutas e vegetais cozidos e queijos brancos.
No caso das frutas e vegetais frescos, em caso de sintomas ativos, como azia e/ou dor de estômago, por exemplo, o ideal é que as frutas e vegetais sejam consumidos sem casca, sem sementes e de preferência cozidas. Desta forma será muito mais fácil digerir e melhorar o funcionamento intestinal.
Existem alternativas caseiras que podem complementar o tratamento com remédios, pois ajudam a controlar os sintomas estomacais e a controlar a proliferação de bactérias, no entanto não substituem o tratamento médico.
O esquema de remédios mais comumente utilizado para curar a infecção por H. pylori é a associação de um protetor de estômago, que pode ser omeprazol 20mg, Ianzoprazol 30mg, pantoprazol 40mg ou rabeprazol 20mg, com antibióticos, geralmente, claritromicina 500 mg, amoxicilina 1000 mg ou metronidazol 500mg, que podem ser usados separadamente ou associados em um comprimido, como o Pyloripac.
Para aliviar os enjoos matinais, pode-se tomar chá de gengibre logo ao acordar, além de evitar beber grandes volumes de líquidos de uma vez só. Veja como usar o gengibre para aliviar enjoos.
Isto porque o uso desnecessário de antibióticos aumenta as chances de resistência de bactérias e de provocar efeitos colaterais. Saiba o que comer para evitar os efeitos colaterais e que alimentos ajudam a combater a H. pylori.
Tenho gastrite posso comer algum tipo de pizza tipo calabresa ou frango ? Ola! Não seria bom para sua saúde digestiva, pizzas podem aumentar seu sintomas.
Por causa do seu alto teor de acidez, o tomate deve, sim, ser evitado por pessoas que sofrem com problemas de gastrite. O alimento em si até pode ser consumido com moderação, mas o molho deve ser substituído por outras opções por ser ainda mais ácido e aumentar as chances de irritação da parede do estômago.
O tratamento de H pylori não impede a ingesta do queijo, porém, deve ser evitado os queijos amarelos, que são mais gordurosos, para o tratamento da gastrite ou úlcera ou esofagite associado ao H pylori.