No caso de glaucoma agudo, é muito comum sentir dores nos olhos e na cabeça, principalmente na região da testa. Isso acontece porque o aumento repentino da pressão intraocular leva a uma resposta diferente dos nervos, transmitindo essa sensação de que algo está dolorido.
De acordo com especialistas, é mais ou menos assim que pacientes com glaucoma enxergam. Mas essa sensação se dá somente no estágio avançado da doença, que afeta o nervo óptico e pode atingir a visão periférica (do canto do olho) até a visão central, levando à amaurose, ou seja, à cegueira.
No primeiro caso a perda de visão é progressiva a partir da visão periférica, levando de 10 a 20 anos para que uma perda total ocorra. No segundo caso, a cegueira pode acontecer de um dia para o outro.
Veja alguns exemplos de drogas contraindicadas para glaucoma de ângulo fechado: – Broncodilatadores (remédios para asma, bronquite ou enfisema); – Antidepressivos (ex: fluoxetina, prozac,…).
Dependendo do tipo de glaucoma e da intensidade dos sintomas, assim como da pressão ocular, o oftalmologista pode recomendar os seguintes tratamentos:
A hipertensão e a diabetes são grandes vilãs do Glaucoma. Segundo um estudo da Universidade de Michigan, quem tem diabetes tipo 2 tem 35% mais chance de ter Glaucoma do que pessoas que não possuem a doença. Já para os hipertensos, o risco aumenta em 17%.
Geralmente, o tratamento da pressão alta nos olhos pode ser feito com o uso de colírios ou remédios, podendo nos casos ser necessária a realização de tratamentos com laser ou de uma cirurgia aos olhos. A pressão alta nos olhos pode causar esclerite, uma inflamação nos olhos que também pode levar à cegueira.
Separamos aqui algumas dicas úteis para conviver com a doença da melhor forma possível!
Neste caso, quando pressão arterial fica muito alta, pode ocorrer um edema. Ou seja, um inchaço no nervo óptico que poderá comprometer a visão. Levando a pessoa a enxergar vultos, por exemplo, causando a chamada Retinopatia Hipertensiva.
O que fazer para controlar a pressão alta
O que é hipertensão ocular? A hipertensão ocular se dá quando ocorre a produção excessiva de humor aquoso, um líquido que preenche o espaço que fica entre a córnea e a íris.
Geralmente, os olhos normais (sem glaucoma) apresentam pressão entre 10 a 21 mmHg, e é determinada facilmente pelo médico oftalmologista com um exame chamado Tonometria. Porém, muitos pacientes com pressão "normal" (16 mmHg por exemplo), podem desenvolver glaucoma.
8 alimentos que ajudam a baixar a pressão