Gastrite: é causada quando há uma inflamação da mucosa gástrica, que protege o estômago dos ácidos produzidos. E assim, pode causar dor abdominal, náuseas e vômitos. Eventualmente, cuspir sangue, é um dos sintomas. Úlcera péptica: é causada quando os ácidos produzidos pelo estômago, lesionam a mucosa que o reveste.
O vômito com sangue, cientificamente chamado de hematêmese, é a saída de sangue não digerido pela boca e pode acontecer devido a qualquer alteração envolvendo os órgãos constituintes do trato gastrointestinal, como estômago, esôfago e garganta, por exemplo.
Não é normal vomitar sangue (hematêmese) em pacientes que possuem câncer gástrico, porém quando ocorre, geralmente, denotam lesão avançada, muitas vezes associadas a metástases.
As náuseas e os vômitos em pessoas em tratamento do câncer podem ser causados por: Radioterapia no cérebro, medula, abdome, pelve ou de corpo inteiro. Metástase cerebral. Intestino obstruído.
Como diminuir náuseas ou vômitos
Sucos, chás, frutas e grãos integrais (como aveia) são ótimas opções após vomitar! Vomitar pode ser bem desagradável e gerar mal-estar.
Assim, os melhores chás para estas situações são aqueles que estimulam a digestão, como a hortelã ou a camomila, por exemplo. Além disso, o chá de funcho também pode ser uma boa opção, especialmente quando se sente o estômago muito estufado ou quando se tem arrotos muito frequentes.
O câncer se inicia quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle. Esse crescimento é diferente do crescimento celular normal. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas.