Quem tem diverticulose pode comer o qu? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Como deve ser feito o tratamento para diverticulose
Frutas laxantes, como mamão, laranja com bagaço, ameixa, acerola, banana-nanica, pêssego, abacaxi, kiwi, manga, figo e caqui;
Legumes e verduras, pois são ricos em fibras;
Fibras e sementes, dando preferência a massas integrais.
O que é diverticulose cólica?
Divertículos são pequenos saquinhos formados pela herniação da mucosa e submucosa do intestino grosso (partes internas da parede do intestino), não viram câncer, trata-se de uma doença benigna. Uma dieta rica em fibras, garantindo um hábito intestinal regular, previne crises de inflamação aguda.
Quais são as causas da diverticulite?
A diverticulite é causada pelo acúmulo de pedaços de fezes nos divertículos, que acabam proliferando bactérias nesses locais e gerando a infecção. Aproximadamente 30% das pessoas acima de 50 anos desenvolvem a diverticulose, sendo que esse número chega a 70% entre os pacientes em 80 e 90 anos.
Que é cólon?
O cólon e o reto fazem parte do aparelho digestivo, que também é denominado sistema digestório ou gastrointestinal (GI). A maior parte do intestino grosso é composta pelo cólon, um tubo muscular de aproximadamente 1,5 m de comprimento. As partes do cólon são denominadas pela forma como o alimento passa por elas.
Qual a função dos divertículos?
O divertículo é um termo utilizado na medicina para caracterizar uma evaginação, semelhante a uma bolsa, produzida em órgão tubular. A sua localização mais comum é o intestino grosso. A presença de divertículos é denominada diverticulose, uma condição que tende a se manifestar após a meia-idade.