AUXÍLIO-DOENÇA/APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. DISCOPATIA DEGENERATIVA LOMBAR. ... Não obstante seja o autor portador de discopatia degenerativa lombar, não está caracterizada a incapacidade para o trabalho, motivo pelo qual é imprópria a concessão de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
Uma discopatia degenerativa significa que o disco está lesionado. O disco é como uma borracha (na verdade é uma cartilagem) que amortece a pressão entre os ossos da coluna. Quando esta pressão é muito grande e fica por muito tempo, este disco é sobrecarregado, machucando-se.
O conceito de doença osteoarticular degenerativa pressupõe anormalidade na cartilagem hialina, que determina sintomatologia de variável intensidade e comprometimento da função. O quadro clínico rece- be a designação de artrose, osteoartrose ou, como é preferido atualmente, osteoartrite (OA).
Resposta: Olá Luciana, Protusão como o proprio nome diz significa seu disco está protuso, saliente podendo acometer ou não a raiz nervosa e até mesmo evoluir para um abaulamento ou hérnia discal. L5 – S1 não são simbolos, são abreviações. L= lombar número 5 e S= sacral 1, as quais são vertebras da nossa coluna.
As causas do surgimento de doenças degenerativas são relacionadas com aspectos genéticos, fatores ambientais, má alimentação e sedentarismo. Atualmente, não há cura e nem tratamento específico para essas doenças. O uso de medicamentos alivia os sintomas da doença e proporciona melhores condições de vida aos doentes.
substantivo feminino Perda ou destruição das características originais de; degenerescência: o Parkinson é uma doença que causa a degeneração do sistema nervoso central.
1. DEGENERAÇÕES
A Degeneração Corticobasal (DCB) é uma doença neurodegenerativa progressiva e rara. Foi identificada pela primeira vez em 1968. A doença geralmente começa entre os 60 e os 70 anos de idade. A DCB é uma doença complexa com uma ampla variedade de sintomas e sinais.
Distrofias musculares são doenças genéticas ligadas ao cromossomo X que promovem a degeneração progressiva da musculatura. Distrofias musculares constituem um grupo de mais de 30 doenças genéticas, muitas delas ligadas ao cromossomo X, que afetam primariamente os músculos e provocam sua degeneração progressiva.
Há nove principais formas de distrofia muscular:
Doenças Neurológicas
Assim, os sintomas neurológicos podem incluir fraqueza muscular ou falta de coordenação, sensibilidade anormal na pele e perturbações da visão, paladar, olfato e audição.
As doenças cerebrovasculares estão relacionadas a patologias que atingem os vasos dos cérebro e podem danificar o funcionamento e a estrutura dele, a longo prazo. Elas acontecem quando as condições de circulação do fluxo sanguíneo são dificultadas de forma momentânea ou permanente em uma área do cérebro.
Índice
Outras doenças graves do trato urinário
Normalmente, ela é acompanhada por outros sintomas como:
Doenças nos rins: conheça as principais e por que elas acontecem
As anormalidades do desenvolvimento do trato geniturinário são a principal causa de doença renal crônica (DRC) em crianças. O diagnóstico dessa doença no Brasil é formulado de maneira incompleta e tardia, o que resulta em aumento na morbimortalidade nessa faixa etária.
O Sistema Geniturinário Humano Esse sistema é de grande importância para o ser humano, pois é responsável por grande parte do funcionamento de nosso organismo. É formado por órgãos uropoéticos, que são responsáveis por fazer a urina e guardá-la temporariamente até que seja eliminada para fora do corpo.
Significado de Geniturinário adjetivo [Anatomia] Relativo ao conjunto dos aparelhos genital e urinário: tuberculose geniturinária. (O mesmo que urogenital.).
As principais doenças urológicas são tumores (benignos e cancerosos) e lesões de cada um dos órgãos acima referidos, infecção do trato urinário, urolitíase (formação de cálculos ou pedras), estenose (estreitamento do tracto urinário), malformações rim e do tracto urinário (ausência de rim, ectopia renal, síndrome ...