É um adoçante de fonte natural que possui o mesmo poder adoçante do açúcar, mas com quase metade das calorias. Pode ser utilizado tanto na culinária como no dia a dia. Não provoca cáries e possui baixo índice glicêmico, sendo indicado para diabéticos, grávidas e crianças.
Benefícios do xilitol para a saúde
O xilitol é extraído de fibras de frutas, vegetais e cogumelos. Acredita-se que ele é até 40% menos calórico do que o açúcar, ao mesmo tempo que tem um poder adoçante similar. ... Já a stevia, que é extraída de uma planta chamada stévia rebaudiana, tem um poder adoçante 300 vezes maior do que o açúcar.
O xilitol é um açúcar-álcool (ou seja, um ingrediente híbrido formado por moléculas de açúcar e de álcool) que, embora atue como carboidrato, tem menos calorias que o açúcar comum e baixo índice glicêmico, como explicado. Portanto, é mais “leve” e uma boa opção para diminuir o consumo desse nutriente.
O Xilitol pode ser usado na mesma proporção do açúcar: 1 para 1, não ultrapassando o consumo diário de 60g por dia. Para adoçar bebidas e também para preparar doces em geral, pois suas moléculas não se quebram com o calor como alguns outros adoçantes.
Como usar o Xilitol? Considerando que cada grama tem menos de três calorias, ele pode ser perfeitamente utilizado como substituto do açúcar de mesa, para adoçar bebidas como o café, chá ou sucos e preparar receitas em geral, frias ou quentes, pois não forma compostos químicos que possam prejudicar nosso organismo.
Como usar eritritol para substituir o açúcar O eritritol apresenta um poder adoçante de cerca de 70% do açúcar. Isso significa que 100 gramas de eritritol adoçam o mesmo tanto que 70 gramas de açúcar. Sabendo disso, você percebe que teria de adicionar mais eritritol para adoçar o mesmo que 100g de açúcar.
O xilitol tem o mesmo poder de adoçar que o açúcar, ou seja, uma colher de xilitol adoça a sua receita da mesma forma que uma colher de açúcar. ... Já o eritritol puro tem 70% do poder de adoçar do açúcar, mas seu nível calórico é muito mais baixo que o do xilitol, de apenas 0,2 kcal/g.
Por possuir um sabor neutro, o eritritol pode te ajudar muito na cozinha! Esse adoçante pode ser utilizado tanto pra adoçar receitas culinárias, sejam elas quentes ou frias, quanto pra adoçar bebidas como café, chás, sucos, vitaminas e smoothies.
Stevia: Stevia é um adoçante natural composto por glicosídeo de esteviol, não possui calorias e adoça 300 vezes mais que o açúcar comum. Pode ser facilmente encontrado em mercados e lojas de produtos naturais em gotas ou pó. Esse tipo de adoçante auxilia no emagrecimento e ajuda no controle da diabetes.
Pessoas com diabetes podem, sim, consumir o açúcar mascavo, desde que sua quantidade seja computada como valor calórico e gramas de carboidrato, pois é igualmente absorvido e eleva a glicemia a patamares similares ao açúcar comum.
Quando o assunto é diabetes, muitos se perguntam se quem tem a doença pode comer doces. A resposta sim, pode consumir alimentos com açúcar, mas é preciso ter cuidado com a quantidade e a qualidade das suas sobremesas.