Individualmente a hidroclorotiazida pode causar hiperglicemia em pacientes diabéticos, sendo recomendada cautela em seu uso nesse caso específico. Em algumas situações pode ser necessário ajuste da dose de insulina ou do hipoglicemiante oral.
Os remédios para pressão alta não engordam, porém alguns podem provocar inchaço, e nestes casos, o cardiologista poderá indicar também o uso de diuréticos.
A losartana potássica + hidroclorotiazida pode ser tomado com ou sem alimentos. Para maior comodidade e para que você se lembre com mais facilidade, procure tomar losartana potássica + hidroclorotiazida no mesmo horário todos os dias.
Em geral, os dois comprimidos podem ser tomados de uma única vez ao dia. Um dos fatores para dividir o horário, talvez seja a avaliação de tolerância à medicação, uma vez que se tomou e ocorreu a hipotensão (queda acentuada da pressão arterial) a próxima dose pode ser suspensa.
A dose usual de losartana potássica para a maioria dos pacientes com pressão alta é de 50 mg uma vez ao dia para controlar a pressão durante um período de 24 horas.
Melhor hora para tomar remédio contra hipertensão é à noite, diz estudo
Como tomar os remédios corretamente
Embora o assunto nem sempre esteja esclarecido nas bulas, ele merece atenção. No geral, a interferência ocorre na absorção do remédio ou na potencialização de seu efeito. Engolir um comprimido de barriga cheia, por exemplo, muitas vezes não é recomendado.