Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) constatou que a manga é um excelente coadjuvante no tratamento do diabetes e pode ser incorporada de forma simples e prática na alimentação do dia a dia.
A maior parte das frutas tem baixo índice glicêmico, como a maçã, o kiwi, o morango, a ameixa e os sucos sem açúcar, por exemplo. No entanto, frutas como uva passa e melancia têm um índice glicêmico de médio a elevado, sendo importante não consumi-las juntamente com outros alimentos de alto índice glicêmico.
A manga é uma fruta que contém maior teor de glicose. Dependendo do grau da glicemia é possível inserir este alimento na dieta mas para isso é fundamental consultar uma nutricionista.
Queijos gordos (amarelos) devem ser evitados, é melhor comer queijo branco ou ricota e prestar atenção para não exagerar na quantidade. Use sempre margarina do tipo light ao invés de manteiga. Cozinhe e tempere alimentos com óleos vegetais ( milho, soja, girasol ou azeite.
8 - Evite frituras e diminua o consumo de gorduras animais: carnes gordas, queijos (exceto os mais magros como, por exemplo, ricota, minas frescal, cottage), embutidos, manteiga, margarina, requeijão, creme de leite. 9 - Diminua o sal. Grande parte das pessoas com diabetes também apresentam pressão arterial elevada.
O combate ao diabetes tipo 2 pode estar ao alcance do seu prato. O consumo regular de grãos integrais reduz em 20% a 40% os riscos de se desenvolver a doença.
Sim! Pode e deve! O que não deve comer são carboidratos em excesso. A grande questão na alimentação de quem tem diabetes é a quantidade de carboidrato ingerida em cada refeição.
MITO: A pessoa com diabetes não pode comer pão francês, cuscuz ou tapioca, tem que trocar tudo por biscoitos tipo água e sal ou cream cracker.
O biscoito de polvilho é bastante consumido por quem está de dieta, por ter baixo teor calórico, mas é preciso cuidado, uma vez que o petisco também possui muito sódio. Por terem baixo teor calórico, o biscoito de polvilho é bastante consumido por quem está encarando uma dieta.
Além de alta concentração de açúcar, os biscoitos recheados possuem gordura vegetal hidrogenada, fonte de gordura trans, relacionada ao aumento de risco de doenças cardiovasculares. Quem está controlando os triglicérides deve passar longe dessa guloseima.
PREFIRA: Arroz polido e integral, milho, centeio, cevada, aveia, batata, batata-doce, mandioca, inhame, cará, farinha de trigo, trigo em grão, milho branco, fubá, farinha de ilho, farinha de arroz, fécula de batata, farinha de rosca, farinha de mandioca, pipoca, polenta.
Alimentos como abacate, azeite, sementes de girassol, amendoim, amêndoas e castanhas são gorduras boas que ajudam a baixar os níveis de triglicerídeos no sangue (e de colesterol também).