Olá. O cisto ovariano não pode positivar o exame de gravidez ou BHCG. No entanto, a presença do atraso menstrual, o BHCG positivo e a presença de massa anexial (cisto no ovário), sem imagem de gravidez dentro do útero, obriga o médico a pensar em gravidez ectópica. Converse com o seu médico.
Algumas doenças e tumores podem elevar a dosagem de HCG, portanto se a elevação ocorrer no sexo masculino ou em mulheres não grávidas deve-se consultar um especialista.
Infertilidade após os 30 anos Após os 30 anos de idade e com a aproximação dos 40 anos, a quantidade de óvulos da mulher diminui bastante. Podendo dificultar o processo de gravidez ou até mesmo impossibilitá-la, tornando a mulher infértil.
Gravidez aos 30 anos Dos 31 aos 35 anos a probabilidade de engravidar é de 15% em cada mês de tentativa, ou seja 80% de chances de gravidez em um período de 12 meses. Com 35 anos, essa taxa cai significativamente para 9% ao mês e 50% durante o ano.
A gestação de mulheres com mais de 35 anos não é mais uma exceção, e tem se tornado cada dia mais frequente. Para o Ministério da Saúde, mulheres com mais de 35 anos são consideradas gestantes de alto risco, pois são mais vulneráveis a algumas doenças como hipertensão gestacional e diabetes gestacional, por exemplo.
31 a 35 anos: 15% de chances de gravidez a cada ciclo menstrual da mulher, sendo que 80% dos casais conseguem engravidar em até 1 ano. 36 a 40 anos: 9% de chances de engravidar por ciclo menstrual. 50% dos casais engravidam em 1 ano de tentativas.
Manter uma alimentação correta, praticar exercícios físicos liberados pelo médico, não fumar nem tomar bebida alcóolica são importantes para uma gestação tranquila.
Do ponto de vista biológico, o melhor momento para uma mulher ter filhos é entre os 18 e os 30 anos. Após os 30 anos, a capacidade reprodutiva começa lentamente a declinar, devido ao envelhecimento e à perda da reserva de óvulos, armazenados no ovário desde a vida intrauterina.