O HPV (sigla em inglГЄs para PapilomavГrus Humano), Г© responsГЎvel pela В infecção sexualmente transmissГvel mais frequente no mundo . EstГЎ associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos canceresВ de colo de Гєtero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. AlГ©m disso, provoca В verrugas anogenitais (regiГЈo genital e no Гўnus) e cГўncer, a depender do tipo de vГrus. A infecção pelo HPV Г© uma Infecção Sexualmente TransmissГvel (IST).
De acordo com o registro na Anvisa, a vacina quadrivalente Г© aprovada para mulheres entre 9 a 45 anos e homens entre 9 e 26 anos, e a vacina bivalente, para mulheres entre 10 e 25 anos. No momento, as clГnicas nГЈo estГЈo autorizadas a aplicar as vacinas em faixas etГЎrias diferentes das estabelecidas pela Anvisa.
As lesões precursoras ou o câncer em estágio inicial não apresentam sinais ou sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor, nem sempre nessa ordem. Nesses casos, a orientação é sempre procurar um posto de saúde para tirar as dúvidas, investigar os sinais ou sintomas e iniciar um tratamento, se for o caso.
Esse site пїЅ protegido pelo reCAPTCHA e a polпїЅtica de privacidade e os termos de serviпїЅo do Google podem ser aplicados.
O tratamento das verrugas genitais deve ser individualizado, dependendo da extensão, quantidade e localização das lesões. Podem ser usados laser, eletrocauterização, ácido tricloroacético (ATA) e medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo.
A vacina quadrivalente está aprovada no Brasil e incorporada ao SUS para prevenção de lesões pré-cancerosas e câncer do colo do útero, vulva, vagina e ânus em mulheres; lesões pré-cancerosas e câncer do ânus em homens; e verrugas genitais em mulheres e homens, relacionados aos HPV 6, 11, 16 e 18.
A vacina estГЎ contraindicada para gestantes, indivГduos acometidos por doenГ§as agudas e com hipersensibilidade aos componentes (princГpios ativos ou excipientes) de imunobiolГіgicos.
Em alguns casos o vГrus Г© eliminado sem que a pessoa ao menos saiba que o possuГa, mas nГЈo existe medicamento que mate ou elimine o vГrus. Na maioria dos casos, a pessoa permanece com o vГrus por toda a vida e manifestações da infecção podem ocorrer de tempos em tempos, ocasiГµes em que deve ser realizado novamente o tratamento.
Meninas e meninos de 9 a 14 anos podem tomar a vacina gratuitamente no SUS. Para os que vivem com HIV/aids, submetidos a transplantes de órgãos sólidos/medula óssea e pacientes oncológicos, a faixa etária é mais ampla (9 a 45 anos para mulheres e homens) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso de imunossupressão é necessário apresentar prescrição médica.
A transmissão se dá predominantemente por via sexual, mas existe a possibilidade de transmissão vertical (mãe/feto), através da saliva, de auto-infecção e de infecção por perfuração ou corte com objetos contaminados pelo HPV.
Sim. O ideal Г© que sejam tratadas as verrugas antes de engravidar, mas vale lembrar que existe a possibilidade de o vГrus ser transmitido da mГЈe para o feto. Nesse caso, nГЈo Г© indicado parto normal.
Quando essas alterações que antecedem o cГўncer sГЈo identificadas e tratadas, Г© possГvel prevenir 100% dos casos, por isso Г© muito importante que as mulheres faГ§am o exame de Papanicolaou regularmente.
Com a vacinação contra o HPV antes do inГcio da vida sexual e fazendo o exame preventivo (de Papanicolaou ou citopatolГіgico), que pode detectar as lesГµes precursoras. Quando essas alterações que antecedem o cГўncer sГЈo identificadas e tratadas Г© possГvel prevenir a doenГ§a em 100% dos casos.
Sim. Existem trГЄs vacinas profilГЎticas contra o HPV aprovadas e registradas pela AgГЄncia Nacional de VigilГўncia SanitГЎria (Anvisa) e que estГЈo comercialmente disponГveis. Todas as vacinas conferem proteção contra os HPV de alto risco 16 e 18, responsГЎveis por 70% dos casos de cГўncer do colo do Гєtero. As vacinas quadrivalente e nonavalente protegem tambГ©m contra os HPV de baixo risco 6 e 11, associados a 90% dos casos de condilomatose (verrugas) anogenitais. A vacina nonavalente confere proteção contra outros tipos de HPV de alto risco: 31, 33, 45, 52 e 58, relacionados a aproximadamente 20% dos casos de cГўncer do colo do Гєtero.
A informaпїЅпїЅo contida neste portal estпїЅ disponпїЅvel com objetivo estritamente educacional. Em hipпїЅtese alguma pretende substituir a consulta mпїЅdica, a realizaпїЅпїЅo de exames e ou, o tratamento mпїЅdico. Em caso de dпїЅvidas fale com seu mпїЅdico, ele poderпїЅ esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a InformaпїЅпїЅo пїЅ um direito seu: Fique informado.
A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.
AlГ©m do HPV, os agentes infecciosos mais comuns associados ao desenvolvimento do cГўncer, classificados em diferentes grupos (Grupo 1 - comprovadamente carcinogГЄnico; Grupo 2A - provavelmente carcinogГЄnico; Grupo 2B - possivelmente carcinogГЄnico; Grupo 3 - nГЈo classificГЎvel como carcinogГЄnico) sГЈo:
O governo foca no grupo que ainda nГЈo iniciou a vida sexual para que a imunização seja feita antes da contração do vГrus e porque o sistema imunolГіgico delas responde melhor Г vacina. Como existe uma grande parcela de adultos que estГЎ infectada e nГЈo tem conhecimento, a vacina pode nГЈo ser tГЈo eficaz.
O exame deve ser feito preferencialmente pelas mulheres entre 25 e 64 anos, que tГЄm ou jГЎ tiveram atividade sexual. Os dois primeiros exames devem ser feitos com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, o exame passarГЎ a ser realizado a cada trГЄs anos.