Quando o paciente renal é segurado da Previdência Social (INSS) ele pode receber o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Para receber o auxílio-doença, o paciente deve apresentar laudo médico comprovando quadro de insuficiência renal que o impeça de trabalhar por um período superior a 15 dias.
Em geral, quem nasce com apenas um rim saudável ou tem um deles retirado ainda na infância não enfrenta problemas no curto prazo. Isso porque o rim restante cresce mais rápido e se torna maior do que um rim comum, um fênomeno conhecido como "crescimento compensatório" ou "crescimento regenerativo".
A função renal pode chegar a 80% com um rim único. Mesmo podendo levar vida normal, é importante fazer acompanhamento periódico da saúde renal e seguir hábitos que valem para todo mundo: alimentação equilibrada, não fumar e beber com moderação. Fazer atividade física é uma recomendação médica.
Em geral, é muito seguro viver com um único rim. Existem até pessoas que nascem com somente um único rim. Mas é muito importante entender que com um único rim, os cuidados devem ser redobrados quanto ao controle de comorbidades, cuidados com a dieta, prática de exercícios físicos e ingestão de líquidos.
A insuficiência renal ocorre quando os rins não são capazes de filtrar devidamente os resíduos metabólicos (como sais) do sangue. Quando isso acontece, esse resíduos podem chegar a níveis excessivos, causando um desequilíbrio prejudicial ao funcionamento do organismo como um todo.
Sintomas de Insuficiência renal aguda
A melhor maneira de avaliar se os rins estão funcionando bem é fazendo os exames de sangue para saber a dosagem de creatinina e de urina para avaliar se há perda de sangue ou proteínas.
Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado. O limão é um excelente alimento para limpar o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado.
A vitamina E é um excelente antioxidante, aumenta as defesas do organismo e diminui a inflamação no fígado, mas por ser oleosa deve se evitar as dosagens elevadas ou seu uso prolongado.
Para ajudar no combate do acúmulo de gordura no fígado, o laboratório Nycomed desenvolveu o Xantinon, um medicamento com substâncias e nutrientes que ajudam a mobilizar e remover a gordura excessiva e agentes tóxicos do fígado.
Um dos componentes mais nocivos para a saúde do fígado é o álcool presente nas bebidas alcoólicas. Isso acontece porque o órgão demora muito para processá-lo e, durante essa tarefa, o álcool agride a estrutura física do fígado, causando pequenas lesões que vão impedi-lo de cumprir suas funções da maneira correta.