Uma glândula de tinta é um órgão presente nos moluscos cefalópodes como o polvo, a lula e o choco, que é responsável pela produção e armazenagem de um fluido de coloração escura. ...
Para começar, a lula têm um corpo alongado, em forma de tubo, já o do polvo é mais arredondado. Apesar de ambos os moluscos possuírem oito braços, esses animais possuem uma outra diferença importante: as lulas têm um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo, já os polvos não.
As ventosas dos tentáculos podem atingir até 5 cm de diâmetro. Já foram encontrados diversos exemplos de marcas destas ventosas cravadas nas cabeças de cachalotes, que são predadores das lulas-gigantes.
As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.
um ano
Dica: Para que a Lula não fique borrachuda deve-se prestar atenção ao tempo de cozimento. Ela tem dois pontos de cocção que deixam sua textura bem macia. Deve ser cozida por 5 minutos e se passar desse tempo cozinhe o molusco por mais 40 minutos.
Em geral, em óleo de 170º a 200º a lula deverá ficar macia e crocante em 7 minutos. Quando do cozimento em água, se, depois de macios, por algum motivo, eles (polvo e lula) ficarem duros, deixe-os cozinhando por mais 45 minutos que eles voltarão a ficar macios.
Como amaciar lulas
Você pode mergulhar os anéis em um banho de leitelho para deixá-los mais macios e com um sabor mais rico.
E antes de começar a preparar a lula, tenha em mãos uma faca afiada e uma tábua. ... 4) Delicadamente, retire a pele do corpo da lula dando leves puxões. Dica: se sentir alguma dificuldade, use a faca para raspar a pele. 5) Separe a cabeça dos tentáculos e descarte-a.
Modo de Preparo
Leve uma panela pequena com água ao fogo alto. Com uma faca afiada, corte as lulas em anéis de 0,5 cm. Quando a água da panela ferver, abaixe o fogo, coloque os anéis de lula e deixe cozinhar por 4 minutos. Desligue o fogo e escorra a água.
No preparo, as lulas podem ser empanadas, grelhadas ou fritas, assadas com ou sem recheio, cozidas em líquido ou no vapor. O tempo de cozimento tem o mesmo macete do polvo: ou é bem curto (5 minutos) ou longo (mais de 25 minutos).
Para isso, encha uma panela com água e leve para ferver. Assim que levantar fervura, coloque os camarões e cozinhe por 1 a 2 minutos. Depois desligue o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar no calor da água por mais 8 minutos.
Mesmo sem o rótulo, você tem dois indicadores para cozinhar:
Também precisa apresentar-se de maneira brilhante, bem como ligeiramente viscosa. Em outras palavras, a lula não pode estar opaca, nem pegajosa e tampouco babenta. Além disso, o fruto do mar possui uma bolsa de tinta e ela deve estar intacta quando for comprada fresca.
A mandioquinha deve estar firme. Se estiver grande demais é sinal de que está velha e muito fibrosa.
Se a salsicha começar a parecer viscosa, como uma espécie de gosma, se desfazendo facilmente então é certo que está estragada. Pode mandar embora, porque nem para dar aos animais ela serve mais. Nesses casos não convém arriscar porque a intoxicação por carne estragada dá efeitos nefastos ao seu organismo.
A aparência externa do gelo pode dizer muito sobre a qualidade do peixe. Se a superfície do gelo apresentar sinais de derretimentos e rachaduras, é porque ele foi congelado e descongelado várias vezes. Uma camada amarelada indica que o peixe não é fresco.
Não pode ter escamas soltas – As escamas dos peixes frescos estão sempre bem firmes e resistentes, o que indicam que a pesca foi recente. Devem também estar translúcidas, ou parcialmente transparentes, e brilhantes. Não pode ter olhos opacos – Os olhos do peixe fresco ocupam toda a cavidade, são brilhantes e salientes.