Quem So Os Rgos Retroperitoneais?

Quem so os rgos Retroperitoneais

Você sabia que além dos órgãos que estão localizados dentro do abdômen, como o estômago e o intestino, existem órgãos retroperitoneais? Esses órgãos desempenham um papel vital no funcionamento do nosso corpo, mas nem sempre recebem a atenção que merecem. Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre os órgãos retroperitoneais, desde sua definição até sua importância clínica.

Relevância Clínica

O peritônio é uma membrana serosa de parede dupla que forra a parede abdominal (peritônio parietal) e dela se reflete sem solução de continuidade sobre as vísceras para revesti-las em variável extensão (peritônio visceral), a semelhança do que a pleura faz no tórax.

Os órgãos retroperitoneais desempenham papéis fundamentais para o funcionamento do nosso corpo. Os rins filtram o sangue, as glândulas suprarrenais produzem hormônios, o pâncreas auxilia na digestão, a aorta abdominal distribui o sangue, o duodeno participa da absorção dos nutrientes, os ureteres transportam a urina e a bexiga urinária armazena temporariamente a urina. Além disso, os vasos sanguíneos retroperitoneais são responsáveis pela circulação sanguínea.

O pâncreas é susceptível a várias doenças, como a pancreatite e o câncer de pâncreas. Essas condições podem afetar a capacidade do pâncreas de produzir enzimas digestivas ou de regular os níveis de açúcar no sangue.

Mesentério 

Mesentério 

Os nefrónios são as unidades funcionais do rim; há aproximadamente 1,2 milhão de nefrónios em cada rim. O nefrónio é dividido em 2 partes principais: o corpúsculo renal e o túbulo renal, que possui vários segmentos definidos.

Quando o peritônio se dobra ao recobrir os órgãos, ele forma bolsas (recessos) que podem se encher de fluidos, caso haja uma inflamação dos órgãos adjacentes. Exemplos desses recessos são o recesso inferior do saco menor, formado pela dobra do omento maior, e o saco retouterino (de Douglas) encontrado entre o útero e o reto, nas mulheres. 

As pessoas também perguntam o que causa infecção no peritônio?

As glândulas suprarrenais estão envolvidas na produção de hormônios essenciais para o funcionamento do corpo. Distúrbios hormonais, como a síndrome de Cushing ou a doença de Addison, podem resultar em desequilíbrios hormonais prejudiciais ao organismo.

A bexiga urinária é um órgão que tem a função de armazenar temporariamente a urina antes de ser eliminada do corpo. É graças à bexiga urinária que somos capazes de controlar o momento em que urinamos.

Aprende mais com a Lecturio:

Aprende mais com a Lecturio:

Órgãos intraperitoneais são os órgãos situados na parte interna da membrana peritoneal e, portanto, são recobertos pelo peritônio. Órgãos retroperitoneais são os órgãos situados atrás do espaço intraperitoneal e, portanto, esses órgãos não são cobertos pelo peritônio. Exemplos.

O omento maior cai como uma cortina cobrindo a superfície anterior do intestino delgado. Ele se origina do duodeno proximal e da curvatura maior do estômago e, então, se dobra para se ligar superiormente à superfície anterior do cólon transverso e ao seu mesentério, na borda inferior. O omento menor se estende superiormente, indo da curvatura menor do estômago e duodeno proximal para o fígado.

A bolsa omental ou saco menor é encontrada posterior ao estômago e ao fígado e anterior ao pâncreas e ao duodeno. A função do saco menor é prover espaço para o livre movimento do estômago. Ela tem um formato irregular com um recesso superior e um inferior. O recesso superior é limitado pelo diafragma e pelo ligamento coronário do fígado, enquanto o recesso inferior fica entre as dobras do omento maior.  

USMLE™ is a joint program of the Federation of State Medical Boards (FSMB®) and National Board of Medical Examiners (NBME®). MCAT is a registered trademark of the Association of American Medical Colleges (AAMC). NCLEX®, NCLEX-RN®, and NCLEX-PN® are registered trademarks of the National Council of State Boards of Nursing, Inc (NCSBN®). None of the trademark holders are endorsed by nor affiliated with Lecturio.

O saco maior se estende do diafragma até a cavidade pélvica. Ele é dividido em compartimento supracólico e infracólico pelo mesocólon transverso. O compartimento supracólico encontra-se anterior e superior ao mesocólon transversos e contém o fígado, o estômago e o baço. 

INTRODUÇÃO. As massas retroperitoniais constituem um grupo heterogêneo de lesões com origem nos espaços retroperitoniais que representam um desafio diagnóstico para os radiologistas( 1. Primary retroperitoneal neoplasms: CT and MR imaging findings with anatomic and pathologic diagnostic clues.

SAD PUCKER

Os órgãos retroperitoneais são encontrados principalmente no espaço correspondente à região lombar e ao quadrante superior esquerdo do abdômen. Eles estão protegidos pelas costelas e pela coluna vertebral, o que os torna menos vulneráveis a lesões externas.

O mesentério do intestino delgado é simplesmente chamado de mesentério ou mesentério próprio, enquanto os mesentérios das outras partes do sistema digestivo tem nomes mais específicos: mesocólon transverso, mesocólon sigmóide e mesoapêndice. Você notará o prefixo “meso” antes da parte correspondente do intestino. Aprofunde na anatomia do mesentério com esses materiais de estudo.

Quais órgãos são considerados órgãos Peritoneais?

Relações Peritoneais Os órgãos intraperitoneais são completamente envolvidos pelo peritônio visceral. Esses órgãos são o fígado, baço, estômago, parte superior do duodeno, jejuno, íleo, cólon transverso, cólon sigmóide e parte superior do reto.

Onde fica o órgão peritônio?

O peritônio é a maior membrana do corpo. Ela reveste o interior do abdômen (barriga) abrangendo e protegendo todos os órgãos nele contidos (intestino, fígado, estômago, ovários, entre outros).

O que é um sarcoma retroperitoneal?

Os sarcomas, também chamados de tumores de partes de moles, podem acometer qualquer região do corpo e são divididos em sarcomas de extremidades (membros superiores e inferiores), retroperitoneais, pélvicos e da cabeça e pescoço. Um sarcoma é um tipo de câncer incomum que começa em tecidos como osso ou músculo.

Como é feito o exame retroperitônio?

A Ultrassonografia Retroperitônio (Grandes Vasos ou Adrenais) é feita por meio do aparelho de ultrassom. Durante o exame o paciente permanece em decúbito dorsal (de barriga pra cima) em uma maca. Enquanto isso, o médico utiliza um pequeno aparelho (transdutor) e desliza este aparelho pelo abdômen do paciente.