Os principais filósofos da corrente empirista são:
O empirismo moderno foi defendido por filósofos como Thomas Hobbes, Francis Bacon, John Locke e David Hume, o que pode classificá-lo como, essencialmente, britânico.
O empirismo causou uma grande revolução na ciência, pois graças à valorização das experiências e do conhecimento científico, o homem passou a buscar resultados práticos, buscando o domínio da natureza. A partir do empirismo surgiu a metodologia científica.
Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas. Já que empírico é um tipo de conhecimento "enciclopédico" fundamentado noutros, consagradamente notáveis, porem conflitantes com inéditos cuja base é cientifica.
O que é Conhecimento empírico: Conhecimento empírico é uma expressão cujo significado reporta ao conhecimento adquirido através da observação. É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica.
O conhecimento teológico ou religioso é aquele baseado nos estudos da religião. ... Dentre alguns exemplos de conhecimento religioso, podemos citar a vinda de Jesus Cristo dentre os homens. Para os católicos, Jesus é filho de Deus. Ele veio a Terra cumprir sua missão e espalhar o amor.
O conhecimento religioso implica na crença de verdades obtidas de forma divina ou sobrenatural, e desta forma são geralmente infalíveis e cujas evidências, sendo geralmente relegadas a fé ou crença pessoal. Assim conhecimento religioso se baseia em dogmas que não podem ser refutadas nem submetidas á analise científica.