EQST

Quem So Os Precursores E Seguidores Da Literatura Infantil No Brasil?

Quem são os precursores e seguidores da literatura infantil no Brasil?

No Brasil a literatura infantil deu os primeiros passos com as obras de Carlos Jansen (“Contos seletos das mil e uma noites”), Figueiredo Pimentel (“Contos da Carochinha”), Coelho Neto, Olavo Bilac e Tales de Andrade. Porém, o mais importante escritor infantil foi Monteiro Lobato.

Em que ano surgiu a literatura infantil no Brasil?

Literatura Infanto-juvenil no Brasil No final do século XVIII, a literatura infantil com caráter pedagógico começou a transitar no Brasil, com obras adaptadas de Portugal. Neste período, as traduções começaram a ter maior espaço no mercado, apesar de ser uma fase que podia ser considerada embrionária.

Qual obra marcou o início da literatura infantil no Brasil?

No Brasil, a literatura infantil pode ser marcada com o livro de Andersen "O Patinho Feio", no século XX. Após surgiu Monteiro Lobato, com seu primeiro livro "Narizinho Arrebitado" e, mais adiante, muitos outros que até hoje cativam milhares de crianças, despertando o gosto e o prazer de ler (Cademartori, 1994).

Quando a literatura infantil começou a ganhar destaque?

É a partir do século XVII, com a publicação de Fábulas e As Aventuras de Telêmaco, ambas escritas por Fénelon (1651-1715), que é a inaugurada a produção literária dirigida às crianças e jovens.

Como se iniciou a literatura infantil no Brasil?

Estudos relatam que ela surgiu no final do século XIX, quando o Brasil estava mudando de regime político: a monarquia estava sendo substituída pela república. Com isso o país progrediu, a classe média cresceu e esse grupo social que estava emergindo fez criar a necessidade da literatura para as crianças.

Quando teve início a literatura infantil?

A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutu- ra maniqueísta, a fim de demarcar clara- mente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.

Qual é a função da literatura infantil?

Nos seus primórdios, a literatura infantil tem função formadora, ao apresentar modelos de comportamento com a finalidade de reforçar os valores sociais vigentes. A literatura infantil contemporânea oferece uma nova concepção de texto escrito, aberto a múltiplas leituras, questionamentos e reflexões.

Quando é que surgiu a literatura infantil?

A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. ... Em 1697, Charles (1628- 1703) Perrault traz a público Histórias ou contos do tempo passado, com suas morali- dades: Contos de Mão Gansa.

Qual o precursor da literatura Infanto-juvenil?

Monteiro Lobato Monteiro Lobato, precursor da literatura infantil no Brasil.

Qual foi a função dos primeiros livros de literatura infantil criados no final do século XVII?

A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutu- ra maniqueísta, a fim de demarcar clara- mente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.

Qual o maior nome da literatura Infanto-juvenil?

Autores. No Brasil, o mais importante escritor infantil foi Monteiro Lobato. Escritor e editor brasileiro pré-modernista, considerado um dos maiores autores de histórias infantis, destacando-se nos gêneros conto e fábula.

Quais as características da literatura Infanto-juvenil?

são de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais; possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições; crianças são os principais personagens da história; em geral, possuem um final feliz.

Para que serve a literatura infantil?

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. ... Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.