Calvin e Haroldo é uma famosa série de quadrinhos criada pelo cartunista Jim Watterson. Ao longo de dez anos, foram 3.160 tirinhas que rodaram o mundo em mais de dois mil jornais em 50 países.
Durante os dez anos que em que foram publicadas, saíram mais de três mil histórias inéditas. Ao longo do tempo, elas estiveram estampadas em 2.400 jornais em mais de 50 países.
Veja abaixo um exemplo de como as tirinhas podem ser aplicadas. Esta questão é do Enem de 2010 e foi retirada da disciplina de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, disponível na Prova Azul, do 2º dia.
As tirinhas de “Calvin e Haroldo“, criadas pelo norte-americano Bill Watterson, começaram a ser distribuídas para publicação em jornais no dia 18 de novembro de 1985 e foram produzidas até dezembro de 1995, quando o artista anunciou sua aposentadoria da série.
Descontinuada em 31 de dezembro de 1995, Calvin e Haroldo se despediram do público, mas nunca deixaram de fazer parte das nossas vidas (as tirinhas são publicadas em periódicos em todo o mundo até hoje, inclusive no Brasil, no jornal O Estado de S. Paulo). Em abril de 2006, uma coletânea ('The Complete Calvin and Hobbes', sem edição brasileira) composta por 3 livros - 4, na nova edição - trouxe mais do que todas as aventuras dos inseparáveis amigos ao longo dos anos, mas também detalhes sobre como os personagens foram criados, suas personalidades, entre outras curiosidades que todo fã sempre quis saber. Vale a leitura!
Mas e afinal de contas, o que tem Calvin e Haroldo a ver com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Além de avaliar as capacidades técnicas do estudante, o exame tem como objetivo verificar a capacidade de raciocínio e interpretação dos estudantes.
As tirinhas de Watterson, diferente de muitas outras, podem ser lidas isoladamente, e mesmo assim fazem sentido. Elas não necessitam de publicações anteriores, ou posteriores para ficarem completas. A maioria das histórias são contadas em três ou quatro quadrinhos, deixando mensagens e reflexões profundas para os leitores.
A verdade é que as cores são tão importantes num quadrinho quanto um texto ou um desenho, pois elas acrescentam uma dimensão maior a toda atmosfera que estamos experimentado em um quadrinho. … Ao mesmo tempo, as cores acompanha o clima e o estilo da histórias.
Em 1914, estreou uma nova tira nos jornais da cadeia rival de Joseph Pulitzer, outro magnata da imprensa, sob o título O Capitão e os Garotos (ilustração abaixo), publicado durante mais de meio século.
William B. Watterson II, mundialmente conhecido apenas como Bill Watterson, nasceu em 5 de julho de 1958 em Washington D.C., e ainda muito jovem se mudou para Ohio, ambos nos Estados Unidos.
Para isso, os professores que elaboram as provas utilizam uma série de meios, como obras de arte, trechos de música e poesias e, ainda, as famosas tirinhas como Calvin e Haroldo, Garfield, Mafalda e outros.
Eu vou parar com Calvin e Haroldo no final do ano. Esta não foi uma decisão fácil ou tomada às pressas, e saio com tristeza. De qualquer modo, meus interesses mudaram e acredito ter feito o possível de acordo com as obrigações de fechamentos diários e quadros pequenos. Estou ansioso para trabalhar num ritmo mais atencioso, com menos compromissos artísticos.
Balões de variados tipos e formas que mostram os diálogos dos personagens ou suas ideias. Possui elementos básicos de narrativa, tais como personagens, enredo, lugar, tempo e desfecho. Sequência de imagens que montam uma cena.
Ficou conhecido principalmente por ser uma pessoa reclusa. Sempre recusou-se a conceder entrevistas e autógrafos. Em 2010, numa das raras conversas com jornais, confessou ao The Plain Dealer que não pretende voltar a escrever as tirinhas de Calvin e Haroldo, pois teme que elas fiquem monótonas e repetitivas.
Uma curiosidade, a respeito do nome de ambos, é que eles foram inspirados em importantes pensadores. Calvin, faz referência a John Calvin (1509-1564), que foi um teólogo francês que acreditava na predestinação e teve grande importância durante a Reforma Protestante.
Nesta mesma data, 18 de novembro, há 35 anos atrás, o mundo conhecia Calvin and Hobbes (nomes originais dos personagens em inglês) e descobria como o menino aventureiro e curioso iniciou a amizade - que duraria para todo o sempre - com um tigre.
É uma honra que tantos jornais publiquem Calvin e Haroldo e me orgulho disso. Agradeço seu apoio e indulgência durante a década passada. Desenhar a tira foi um privilégio e um prazer e agradeço a você por ter me dado esta oportunidade.
'The Complete Calvin and Hobbes', coletânia lançada em abril de 2006 e que traz, além de todas as tirinhas já publicadas da dupla, histórias dos bastidores reveladas pelo próprio criador das tirinhas, Bill Watterson (Foto: Getty Images)
Em 1980, Watterson tornou-se bacharel em Artes, com ênfase em Ciências Políticas, pela Ohio’s Kenyon College. Seus primeiros passos como cartunista foram dados durante os anos de graduação. Na época, ele trabalhou como ilustrador no jornal da universidade.
Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Hobbes (Haroldo, em português), um tigre sábio e sardónico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de peluche/pelúcia.
Série de banda desenhada criada por Bill Watterson, nos Estados Unidos da América. As personagens desta série devem os seus nomes a dois grandes pensadores europeus: João Calvino, teólogo do século XVI e Thomas Hobbes, filósofo do século XVII.
Calvin e Haroldo são os personagens criados pelo autor Bill Watterson. Calvin é um garotinho de 6 anos e Haroldo é seu melhor amigo, um tigre de pelúcia, que o menino trata como se fosse real.