Três passarinhos que moram juntos num ninho de joão-de-barro num galho alto da árvore da Celeste. Acredita-se que sejam irmãos, e João provavelmente é o primogênito. Ele tem a habilidade para tocar vários instrumentos, enquanto as Patativas costumam cantar.
Montagem-Divulgação-TV Globo Quem cresceu assistindo ao Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, morre de amores por qualquer novidade sobre os atores que fizeram parte do elenco do programa infantil, que foi ao ar há mais de 20 anos. Rosi Campos, por exemplo, atuou na atração como a tia de Nino, a bruxa Morgana.
Flávio de Souza
Nino (Antonino Stradivarius Victorius II) Filho de Antonino Quântico Stradivarius II e de Ninotchka Astrobaldo Stradivarius (Nino usa o número do nome do pai - II - por honra).
Patrícia Gasppar
Os Curupiras apenas passam linhas de tinta, fazendo desenhos como os índios, os Caiporas pintam a pele inteira de uma única cor, o verde-mato. Outra diferença evidente é que os curupiras apresentam "pés virados para trás", enquanto a caipora apresenta "pés normais".
Curupira gosta de pregar peças nos caçadores que entram na floresta. Ele pode disfarçar-se de caça e, assim, atrair a atenção do caçador, que inicia uma perseguição à sua suposta presa e, então, perde-se no meio da floresta. Ele também pode atormentar os caçadores com um assovio ensurdecedor.
Além disso, os estudiosos falam que, à medida que o mito foi se espalhando, o curupira foi ficando conhecido por outros nomes, como caapora. A caapora é mais conhecida como caipora e é muito relacionada com o curupira e também com o saci-pererê, por causa da quantidade de semelhanças existentes entre essas lendas.