Apesar das tentativas sociais, culturais, religiosas e legais de desencorajar o sexo extraconjugal sem anuГЄncia da parceria, a infidelidade continua sendo uma prГЎtica comum. O maior site de relacionamentos extraconjugais do mundo, a Ashley Madison, divulgou o incrГvel nГєmero de 5,5 milhГµes de novos registros de homens e mulheres no Гєltimo ano, representando uma mГ©dia de mais de 15.200 novos membros ingressando diariamente em 2020.
Sim, por mais que seja algo socialmente mal visto, muitas vezes a traição pode estar relacionada a algum tipo de pressão. No entanto, isso é mais comum entre pessoas mais jovens, ainda em formação de identidade, que pode facilmente ceder à pressões externas. Por exemplo, trair seu parceiro apenas porque os amigos os influenciaram a isso. Nesse caso, fica evidente que infidelidade é resultado de uma imaturidade emocional, além de insegurança que o impede de se impor diante da pressão alheia.
Pessoas que descobrem a traição por meio de outras fontes, como amigos ou vizinhos, costumam reagir com incredulidade. Será mesmo que a infidelidade aconteceu? Como saber se fulano(a) não mentiu? A descrença também pode surgir quando a pessoa que traiu revela o que fez abertamente.
Imagens: UniversaВ CGNВ ExameВ DelasВ
A pessoa que trai pode tê-lo feito em um momento de espontaneidade, sem considerar as consequências, motivada pela excitação e o fator “proibido” da traição. Assim que é revelada, seja por outras pessoas ou por quem traiu, ela pode se sentir culpada e nunca mais repetir esse comportamento.
Imagem destacada: Viva Bem
+ Redes sociais repercutem suposta traição de ex-mulher de Bolsonaro
Leia tambпїЅm: Tanquinho? Estudo indica o tipo de corpo preferido das mulheres
HГЎ casos de pessoas ciumentas em um nГvel patolГіgico, que acreditam que podem ser traГdos pelo seu parceiro a qualquer momento. EntГЈo, baseados nesse medo da infidelidade, eles acabam traindo o seu parceiro, para assim ter uma sensação de que nГЈo foram os primeiros a serem traГdos. Nesses casos, a traição pode resultar em um sentimento de culpa, que aumentara ainda mais a possessividade e o ciГєme.
Diferentemente de outros estudos promovidos pelo Gleeden na AmпїЅrica Latina, o carnaval, festa tпїЅpica brasileira, aparece como um impulsionador da infidelidade. De acordo com a investigaпїЅпїЅo, sete em cada 10 brasileiros consideram que as pessoas sпїЅo mais infiпїЅis durante o carnaval. AlпїЅm disso, cinco em cada 10 brasileiros entrevistados consideram que os carnavais promovem a infidelidade.
Já as mulheres tendem a estabelecer um laço afetivo com a pessoa escolhida para a infidelidade. Elas estudam mais as suas possibilidades e geralmente traem somente quando o relacionamento atual está ruim. No entanto, as mulheres mais jovens costumam trair para satisfazer suas necessidades emocionais e sexuais, da mesma forma que os homens fazem.
A pesquisa mostrou que 62% dos brasileiros consideram a infidelidade algo natural atпїЅ certo ponto. O motivo mais comum pelo qual os brasileiros cometem infidelidade пїЅ por motivos sexuais (problemas, desejo, curiosidade sexual) que representam 50% das causas. A interaпїЅпїЅo fпїЅsica пїЅ considerada infidelidade com maior frequпїЅncia. PorпїЅm, 10% dos entrevistados nпїЅo consideram como traiпїЅпїЅo no caso de contrataпїЅпїЅo de serviпїЅos de prostituiпїЅпїЅo e 6% nпїЅo se sentiriam traпїЅdos por seu parceiro (a) beijar outra pessoa.
Problemas internos, como baixa autoestima podem tambГ©m estar ligados a infidelidade. Ainda mais se o relacionamento contribuir para que a pessoa se senta inferior e insegura. Desse modo, surge uma necessidade de autoafirmação, que pode ser saciada por uma traição. Nesse caso, a traição Г© como uma “massagem” no ego do traidor, uma afirmação de que ele Г© desejГЎvel, interessante e atraente, mesmo que esse sentimento nГЈo venha do seu parceiro.
Fontes: UniversaВ PsicanГЎlise ClГnicaВ BBC
O processo de superação e de cura da traição tende a ser longo para a maioria das pessoas. Dependendo das reações da pessoa traГda, pode ser menos dolorido e demorado. PorГ©m, dificilmente Г© feito sem, pelo menos, um pouco de dor emocional.
Sendo assim, vamos entender um pouco mais sobre infidelidade. AlГ©m das possГveis motivações que levam uma pessoa se envolver sexualmente ou emocionalmente com outro parceiro.
Se vocГЄ se sente mal sГі de pensar que o seu companheiro poderia estar nos braГ§os de outro, melhor controlar esse ciГєme todo. Uma tese de mestrado do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de SГЈo Paulo) avaliou a relação entre o ciГєme e a infidelidade e descobriu que as pessoas mais ciumentas desencadeavam um comportamento infiel do parceiro. A explicação Г© que os conflitos constantes minam a qualidade do relacionamento, fazendo com que o temor se concretize. “Toda vez que a pessoa chama atenção da outra por ter olhado para alguГ©m, ela a encoraja a olhar”, diz o autor Thiago de Almeida.