Esta profissão é atribuída ao guarda municipal e é uma das mais importantes para garantir a segurança das pessoas pelas ruas da cidade. Ele tem a responsabilidade de orientar, fiscalizar e controlar o trânsito municipal de pedestres e dos veículos que circulam pelas ruas.
Paulo, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, explica a forma como a segurança no trânsito é avaliada, considerando os três aspectos fundamentais: vias, veículos e fator humano. Para esse último, ele defende a formação adequada para o condutor.
Hoje serão abordados os três E's do trânsito; Engenharia, Educação e Esforço Legal que são citados por vários autores como solução para resolver o problema da segurança viária. Vários autores citam que para alcançar um trânsito segura é necessidade aplicar os três E's com a mesma intensidade e igualdade (figura acima).
É um conjunto das ações necessárias aos órgãos de trânsito para promover a segurança viária”, afirma. Com origem norte-americana, o trinômio é formado pelos 3 E´s: “Engenharia, Esforço Legal e Educação”.
No Brasil, a resolução 168/04, de 2004, exige que todo motorista passe pelo curso de Direção defensiva, seja ao obter ou ao renovar sua habilitação. Os princípios de direção defensiva dividem-se em cinco grupos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.
As técnicas de Direção e Pilotagem Defensiva estão agrupadas em cinco elementos básicos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.
Existem dois tipos de direção defensiva: a preventiva e a corretiva. Na preventiva o motorista antecipa riscos. O condutor dirige com atenção, avaliando suas condições físicas e mentais, assim como a via pela qual está trafegando.
20. PREVISÃO Ela pode ser exercida sobre um raio de ação: Próximo (imediata) Distante (mediata) São tipos de cuidados com relação à Direção Defensiva: Previsão mediata ou a longo prazo e previsão imediata ou a curto prazo. 22. Exemplos de Previsão Em vias rurais possibilidade de animais na pista.
3- Condições adversas das vias
Existem dois tipos:
A direção defensiva é classificada em dois grupos distintos. Preventiva: procedimentos constantes do motorista para antecipar riscos e evitar acidentes. Corretiva: condutas que o motorista toma quando está diante de algo não previsto e com grandes chances de levar a um acidente.
"Direção defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.
Mas afinal, o que é direção defensiva? Levando em consideração que muitas infrações são causadas por falhas humanas decorrentes de negligência, imprudência ou imperícia, a direção defensiva é um conjunto de medidas de prevenção que tem por objetivo diminuir acidentes e suas consequência no trânsito.
O condutor deve adotar uma postura de atenção difusa, ou seja, precisa estar atento a tudo que acontece a sua volta, até para que não seja pego de surpresa. Daí a importância de se estar sempre alerta aos retrovisores, à pista, bem como aos outros veículos próximos, sempre antecipando situações de risco.
A atenção deve ser direcionada a todos os elementos da via (condições, sinalização, tempo, etc.), e também as condições físicas e mentais do condutor, os cuidados e a manutenção do veículo, tempo de deslocamento, conhecimento prévio do percurso, entre outros.
Prova Teórica de Habilitação - I
Você sabe quais são os equipamentos obrigatórios do seu carro?
A vez no trânsito, ou seja, quem deve passar primeiro será sempre os veículos investidos dentro do conceito de prioridade, quando estes estiverem em atuação, prestando um serviço de urgência. Caso contrário, a regra funciona para eles como para qualquer outro veículo no trânsito.
68 do Código de Trânsito considera que o ciclista desmontado empurrando a bicicleta é considerado pedestre, nesse caso ele seria “atropelado” caso sofresse o impacto de um veículo nessa situação. ... A “colisão” pode ser frontal quando ocorre frente a frente e os veículos seguem na mesma direção em sentidos opostos.
Quais são os principais tipos de acidente de trânsito?
A CAT é um documento usado para comunicar o acidente ou doença de trabalho ao INSS. ... Após a emissão, vai imediatamente constar no banco de dados do INSS.
É o tipo de acidente que envolve apenas um veículo. No geral é um acidente violento. ...
O conjunto de atitudes que o motorista tem depois do momento da ocorrência de trânsito é conhecida como direção corretiva. Ou seja, quando ele tem ações de reparo em eventos que não foram previstos. Qualquer um está sujeito a situações de risco no trânsito, mas poucos sabem como agir depois que algo acontece.
As colisões podem ser classificadas em três tipos: a colisão elástica, a colisão parcialmente elástica e a colisão inelástica. A colisão elástica é aquela em que o coeficiente de restituição vale 1 e por isso as velocidades relativas de afastamento e aproximação são iguais.
É quando o veículo colide com um objeto fixo, como poste de iluminação, canteiro central, árvore, muro, barranco, caçamba, entre outros. Na maioria das vezes a culpa é exclusiva do condutor. As causas mais comuns são: Falta de atenção.